A Polícia Federal vai fazer a exumação dos restos mortais de um brasileiro enterrado em cemitério de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, para uma investigação de uma chacina de imigrantes no México. O crime foi em 2010, quando 72 pessoas foram executadas no país da América Central.
A PF informou que a ação trata-se de um pedido de Cooperação Jurídica Internacional em matéria penal feito pela Procuradoria-Geral da República do México ao Ministério Público Federal , vinculado a uma investigação em curso pela suposta prática do crime de homicídio qualificado.
O objeto do pedido é a exumação dos restos mortais de um nacional brasileiro, enterrado em cemitério de município da circunscrição de Governador Valadares/MG, seguida da coleta de material biológico de familiares.
Será também realizada perícia por Peritos Criminais Federais em conjunto com equipe multidisciplinar enviada pelo México com a finalidade de confirmar a identidade e a causa mortis do corpo exumado.
A execução de todos os atos, será presidida por autoridades brasileiras, notadamente os do Setor de Medicina Legal e Odontologia- SEMOD/DPER/INC/DITEC/PF, do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal e os policiais do Núcleo de Cooperação Internacional -NCI da Superintendência da Policia Federal em Minas Gerais, além do Ministério Público Federal – MPF, com a participação, na condição de observadores, de peritos e antropólogos mexicanos e argentinos e o Ministério Público Federal da República do México.