Estudantes da Escola Estadual Marques Afonso, em São Domingos do Prata, na Região Central de Minas Gerais, precisaram ser socorridos após apresentar sintomas de intoxicação alimentar nesta quarta-feira (18).
Equipes e viaturas dos Bombeiros Voluntários da cidade, ambulâncias da Prefeitura e da Secretária Municipal de Saúde foram empenhadas para socorro dos alunos. Os estudante com dor de barriga e vomitando foram levados ao Hospital Nossa Senhora das Dores.
A Escola Estadual Marques Afonso, por meio de nota nas redes sociais, lamentou o incidente e está tomando as providências. “Os alunos e servidores foram prontamente atendimento com o incondicional apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Saúde, do Conselho Tutelar e da SRE-Nova Era”.
A Prefeitura de São Domingos da Prata disse que disponibilizou médicos dos postos e deu todo o suporte necessário para o atendimento. “Todos os que precisaram foram atendidos no Hospital Nossa Senhora das Dores e nos Postos Médicos, sem necessidade de transferência. A situação está controlada mas, ainda assim, a Vigilância em Saúde (Visa), apura as causas que levaram os estudantes a passarem mal. Nosso compromisso é cuidar das pessoas”, informou munícipio.
O que diz a Secretaria Estadual de Educação
Nota na íntegra
“A Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) informa que está tomando todas as providências necessárias para apurar as motivações dos casos de intoxicação alimentar ocorridos na Escola Estadual Marques Afonso, em São Domingos do Prata, nesta quarta-feira (18/10). O superintendente Regional de Ensino (SRE) de Nova Era, responsável pela coordenação da escola, esteve no local para prestar apoio à comunidade escolar e solicitou que o Serviço de Inspeção Escolar da SRE compareça à unidade de ensino, nesta quinta-feira (19/10), para apurar o ocorrido. A direção da escola também acionou de imediato a Vigilância Sanitária, que irá apurar o caso.
Ao todo, cerca de 100 pessoas, entre estudantes e servidores da escola, precisaram de atendimento médico, sendo que a maioria dos pacientes foi liberada, sem apresentar sintomas graves.
Ressaltamos que a Secretaria de Estado de Educação e a SRE de Nova Era estão acompanhando de perto o caso e seguem prestando auxílio à comunidade escolar afetada. As aulas na unidade de ensino foram suspensas no turno noturno desta quarta-feira (18/10) e integralmente nesta quinta-feira (19/10).”