A barragem B3/B4, na Mina Mar Azul da mineradora Vale, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tteve o nível de emergência reduzido de 2 para 1, pela Agência Nacional de Mineração (ANM) nessa segunda-feira (9).
Ainda assim, os moradores retirados de casa ainda estão impedidos de retornar às suas casas. Os cerca de 100 famílias do distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, estavam em uma zona de autossalvamento (ZAS) e os acessos permanecem fechados.
Segundo o mineradora, o avanço do processo de descaracterização, com a remoção de cerca de 85% do conteúdo do reservatório, melhorando a estabilidade da estrutura e redução do nível de emergência.
Por meio de nota, a Vale afirmou que trabalha para desativar diversas barragens no estado. “A barragem B3/B4 é uma das 18 barragens a montante que ainda serão eliminadas pela Vale e faz parte do Programa de Descaracterização da empresa. Desde 2019, das 30 estruturas previstas, 12 (nove em Minas Gerais e três no Pará) já foram eliminadas, o que equivale a 40% do total. A previsão da empresa é concluir a eliminação da 13ª estrutura ainda neste mês.”
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.