Há décadas, Portugal enfrentava um cenário desafiador, porque as drogas, especialmente a cannabis, mas também outras, representavam o problema social número um na lista de preocupações do país.
A taxa crescente de consumo e dependência gerou uma crise social que parecia impossível de conter. No entanto, mal sabiam eles que, em poucos anos, uma decisão ousada mudaria a maré.
Felizmente, hoje em dia em Portugal é possível usufruir legalmente da canábis e dos seus benefícios, mas como é que chegou a este ponto?
As drogas tornaram-se o problema número 1 em Portugal
Há algumas décadas, Portugal enfrentava uma encruzilhada preocupante, ou seja, o consumo de drogas, figurando entre as drogas mais consumidas, para as quais se tornou o principal desafio do país.
Um estudo social realizado em 1997 deixou claro que o vício em drogas afetava grande parte da população e, como se pode imaginar, a cannabis era amplamente usada e os problemas de saúde e sociais associados ao seu uso eram alarmantes.
Claro que a nação estava à procura de soluções, e implementaram diversos programas para tentar travar este problema, pelo menos, que deixe de ser o primeiro entre muitos em Portugal.
Em 2001, a lei de consumo de cannabis foi aprovada.
O ano de 2001 marcou um marco na história portuguesa com a aprovação da Lei 30/2000. Esta legislação deu uma reviravolta inesperada ao problema do uso de cannabis. Apesar das dúvidas iniciais sobre a sabedoria dessa mudança, os anos que se seguiram demonstraram que a legalização trouxe mudanças positivas duradouras.
Até o ano de 2009, a maconha, assim como o consumo de outras drogas mais fortes, havia deixado de ocupar o triste primeiro lugar como problema, descendo para a posição 13, ou o que é o mesmo, uma grande conquista nesse sentido por parte do governo .
É claro que, diante da situação, um grande número de pessoas não concordou e, apesar de um certo número ainda não concordar, seu consumo tem sido mais aceito, tanto que você pode encontrar produtos legalmente em lojas online como as https://www.growbarato.net/pt/598-cbd-lojae, e ntendendo que a maconha não é como as outras drogas.
Que aspectos positivos traz a legalização da cannabis?
A legalização da cannabis em Portugal não só mudou o panorama social, como gerou uma série de benefícios tangíveis. Os mais proeminentes são, sem dúvida, os seguintes:
- lucros para o estado. A regulamentação e tributação do mercado de cannabis tem proporcionado receitas significativas ao governo, que podem ser reinvestidas em programas de saúde e educação, bem como outros que sejam considerados.
- Novos negócios e empregos. É fato que oportunidades para novos empreendimentos e criação de empregos foram criadas na indústria da cannabis, desde o cultivo e produção até a distribuição e varejo.
- Eliminação de transações ilegais. Ao legalizar a cannabis, o mercado negro e as transações ilegais foram drasticamente reduzidos, o que, por sua vez, diminui o crime associado que há muito está vinculado ao meio ambiente.
- Consumo mais seguro. O regulamento permite a implementação de padrões de qualidade e controle de dosagem, o que leva a um consumo mais seguro e responsável por parte do consumidor, que sabe que o produto será o que se propõe, ao invés de arriscar sua compra em situações ilegais.
Benefícios recreativos e medicinais da cannabis
Embora os benefícios medicinais da cannabis sejam sempre destacados, também são importantes os recreativos, que devem ser conhecidos para se ter um panorama mais completo do que ela proporciona:
Benefícios medicinais
- Alívio da dor. A cannabis é usada há muito tempo para tratar dores crônicas, inclusive aquelas associadas a doenças como artrite, câncer e esclerose múltipla, quando seu uso é mais recomendado.
- Controle de náuseas e vômitos. Pode ser eficaz no alívio de náuseas e vômitos, inclusive situações causadas por tratamentos médicos como a quimioterapia em pacientes com câncer.
- Redução da ansiedade. Algumas cepas de cannabis demonstraram ter propriedades ansiolíticas, o que pode beneficiar pessoas com transtornos de ansiedade.
- Tratamento da insônia. Certas cepas de cannabis ajudam as pessoas a adormecer e melhorar a qualidade do sono ao lidar com a insônia.
- Controle de apreensão. O chamado canabidiol , que é um composto da cannabis, mostrou-se promissor no tratamento de distúrbios convulsivos, como a síndrome de Dravet e outros, na redução do número de convulsões que ocorrem.
Benefícios recreativos
- Relaxamento em geral. Muitos usuários usam a cannabis de forma recreativa para experimentar uma sensação de relaxamento e bem-estar, deixando de lado o estresse que tanto os afeta.
- estímulo criativo. Há aqueles que acham que certas cepas de cannabis podem estimular sua criatividade e pensamento lateral, o que os ajuda em vários problemas de suas vidas.
- Experiência sensorial aprimorada. Um grande aspecto muito popular é que a planta pode aumentar os sentidos, o que pode aumentar a apreciação da música, arte e comida.
- Facilita a socialização. Em certos contextos, a cannabis pode facilitar a interação social e a comunicação, especialmente quando reduz a ansiedade e permite entrar em um estado de calma.
- Exploração da consciência. Mais pessoas começaram a usar a cannabis como ferramenta de introspecção e exploração da mente, o que é uma atividade muito interessante.
- Distração e entretenimento. O uso recreativo de cannabis pode proporcionar entretenimento e distração no lazer, o que geralmente contribui para a saúde física e mental.
Outros países devem seguir o exemplo de Portugal?
A transformação de um tema como o da canábis em Portugal, de principal problema para mercado regulado e benéfico, demonstra como uma legislação arrojada e bem implementada pode mudar o rumo dos desafios sociais, neste caso, para melhor.
A legalização gerou receita estatal, estimulou a economia em geral e forneceu aos consumidores opções mais seguras e controladas. Além disso, os benefícios recreativos e medicinais da cannabis agregaram uma camada adicional de valor a esta decisão histórica.
Com base nestes resultados, é válido questionar se outros países devem seguir o exemplo de Portugal, e a realidade é que isso depende do contexto e dos problemas de cada país. No entanto, parece que a legalização da cannabis é um tanto inevitável em cada vez mais países que entendem todos os aspectos positivos que ela agregará, mesmo que não representem um problema social
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.