Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Investigado por ameaçar deputadas mineiras é alvo de operação

Investigado por ameaçar deputadas mineiras é alvo de operação - Foto: Divulgação/MPMG

Investigado por ameaçar deputadas mineiras é alvo de operação - Foto: Divulgação/MPMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu a primeira fase da operação Di@ana, nesta quinta-feira (28), que resultou no cumprimento de ordens judiciais de busca e apreensão e de quebra de sigilo de dados na cidade de Pirapora, no Norte de Minas.

Durante os trabalhos investigativos foram monitorados diversos fóruns e grupos na internet, de onde se originaram as ameaças. Nos grupos, identificou-se também a exposição indevida de dados sigilosos de diversas autoridades, incitação à violência, à pedofilia e à necrofilia, postagens de imagens de estupros, assassinatos e mutilações e muito conteúdo de abuso e a exploração sexual infantil (“pornografia infantil”).

Após monitoramento, coletas de provas e análises de dados, foi deflagrada a primeira fase da operação. As residências de um dos envolvidos nas ameaças às parlamentares e na organização desses grupos foram objeto de mandados de busca e apreensão.

Nos imóveis, foram apreendidos celulares, computadores, HDs, pen drives e anotações, além de munições e equipamentos para fabricação de armas caseiras. O investigado foi conduzido à delegacia e prestou depoimento durante cinco horas. O processo se encontra sob sigilo judicial e terá continuidade com a análise dos dados obtidos para identificação dos demais envolvidos nos crimes.

O nome da operação é uma referência à deusa Diana, da mitologia romana, protetora das mulheres e crianças. O @ faz alusão aos crimes cibernéticos investigados.

Comentários
Sair da versão mobile