As eleições para o Conselho Tutelar de Minas Gerais serão realizadas no próximo domingo (1º). Para garantir a ampla participação da população na escolha dos conselheiros, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) recomendou que todos os municípios mineiros oferecessem gratuidade no transporte público no dia da votação.
Segundo a DPMG, apenas 17 cidades demonstraram interesse em disponibilizar a gratuidade aos eleitores. Os conselheiros tutelares são escolhidos por votação popular, realizada simultaneamente em todo o país, a cada quatro anos.
Até o momento os municípios mineiros que irão disponibilizar transporte público gratuito são:
- Vargem Alegre,
- Juatuba,
- Formiga,
- Ataleia,
- Borda da Mata,
- Barbacena,
- Santana do Paraíso,
- Carneirinho,
- Córrego Fundo,
- Entre Folhas,
- Extrema,
- Diamantina,
- Uberaba, Brasília de Minas,
- Pingo D’Água,
- Patrocínio
- e Muriaé.
A Prefeitura de Belo Horizonte não aderiu à recomendação, alegando que não tem verba prevista para assegurar o passe-livre. A cidade conta com uma população de mais de 2,5 milhões de habitantes.
O que faz o Conselho Tutelar
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no seu artigo 3º, determina que criança e adolescentes gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral, assegurando-lhes por lei ou por outros meios todas as oportunidades e facilidades, a fim de promover o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Para dar efetividade ao que está disposto no dispositivo legal, é essencial a presença de um profissional em específico: a conselheira ou o conselheiro tutelar.
De acordo com o ECA, são atribuições do Conselho Tutelar e, portanto, dos membros que o compõem, atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.
Prover orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento de ensino, se necessário; e ainda inclusão em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente; também fazem parte das atribuições dos conselheiros.
Outras funções incluem o pedido de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial e a inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, dentre outras competências.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.