A Polícia Civil investiga o desaparecimento de duas fontes radiotivas de Césio 137 da mineradora AMG, em Nazareno, no Sul de Minas. O sumiço também é investigado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Governo Federal.
A mineradora AMG relatou o desaparecimento dos equipamentos no dia 29 de junho. Eles acionaram a polícia, realizaram um boletim de ocorrência e comunicaram os órgãos de fiscalização logo que o desaparecimento foi descoberto.
As fontes que são duplamente encapsuladas com aço inoxidável e blindadas externamente em aço inox e resistem a impactos, são classificadas como de categoria 5 e “não perigosas” pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Técnicos do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), da CNEN, estiveram na empresa nesta quarta-feira (5).
Por meio de nota, a mineradora AMG afirmou que “lamenta profundamente qualquer preocupação que possa causar às comunidades vizinhas. Como a segurança e o bem-estar de todos os esforços possíveis para resolver a situação o mais breve possível”.
A empresa reforça o pedido de ajuda da população para que faça contato, caso tenha qualquer tipo de informação sobre as fontes Césio 137. O telefone para contato é o (32) 3322-3053.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.