Uma operação de combate ao crime de migração ilegal foi deflagrada, na manhã desta segunda-feira (5), nas cidades de Belo Horizonte, Engenheiro Caldas e Piedade de Caratinga, em Minas Gerais, e Guarulhos, no Estado de São Paulo.
Segundo a Polícia Federal, agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária na “Operação Policial Terminus – México”. O Juízo da 2ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares também determinou o bloqueio de valores na ordem aproximada de vinte e seis milhões de reais.
De acordo com as investigações, os investigados são apontados como os responsáveis por promover a emigração ilegal de brasileiros com a finalidade de obter vantagem econômica para os Estados Unidos da América (EUA), pelo esquema conhecido como “cai-cai”. Ele ainda ameaçar familiares que não pagavam as quantias combinadas para promover a viagem ao exterior.
Ainda conforme a PF, mais de 250 brasileiros, sendo cerca de 100 crianças e adolescentes, migraram ilegalmente com a orientação do grupo criminoso atravessando a fronteira mexicana expostos aos riscos do deserto e das ações dos criminosos que os conduziram até o solo norte-americano.
O grupo vai responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de criança ou adolescente, e associação criminosa, podendo, se condenados, cumprir até 14 anos de reclusão.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.