Uma mulher, de 51 anos, foi detida após fazer ofensas racistas contra a mãe de três filhos e o marido dela no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, na tarde deste domingo (14). A família estava no local para comemorar o Dia das Mães.
Segundo a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), o menino, de 10 anos, chorando pediu ajuda aos guardas na Avenida Afonso Pena e afirmou que uma mulher estava xingando a mãe dele e seus irmãos. A mãe do garoto e o irmão dele foram encontrados chorando e bastante nervoso.
A funcionária pública estadual havia ofendido a mulher, o marido e os filhos dela – 11 e 10 anos, e o bebê de apenas um ano – com xingamentos racistas, chamando-os de “pretos fedidos, feios”, além de uma série de palavrões e ainda “que eles não deveriam estar no parque, porque ali não era lugar para gente como eles”.
A suspeita negou as ofensas racistas, mas disse que só tinha chamado a atenção dos garotos porque um deles teria tentado jogar uma pedra nela. Ela foi detida pelos guardas e encaminhada com a vítima e os filhos para a Ceflan II, da Polícia Civil, onde a ocorrência está sendo registrada.