Por Dentro de Minas (MG)

Sebrae Minas promove Minas Solar 2023 em Belo Horizonte

Minas Gerais é o segundo estado com maior potência instalada de energia solar em telhados e pequenos terrenos de todo o país, ficando atrás apenas de São Paulo, segundo dados da Absolar. O estado possui aproximadamente 2,6 gigawatts (GW) em operação, e responde sozinho por 13,5% de toda a potência instalada de energia solar no Brasil. O investimento acumulado em geração própria de energia solar em Minas cresce R$4,3 bilhões por ano, chegando a R$12,4 bilhões no segundo mês deste ano.

Para estimular e inserir, de forma competitiva e sustentável, pequenos negócios de Minas Gerais na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica, o Sebrae Minas e a Genyx Solar, com apoio da Absolar, promovem o Minas Solar 2023. O evento será realizado nos dias 27 e 28 de abril, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas pelo site.

O Minas Solar irá reunir integradores, distribuidores, fabricantes e profissionais do setor, em uma ampla programação de painéis, palestras, mini workshops, feiras e rodadas de negócios. O evento contará com a presença de mais de 50 especialistas, que irão trazer suas visões de mercado, inovação, gestão, ambiente técnico, políticas públicas e inovação.

“O Minas Solar é uma grande oportunidade para empreendedores que desejam conhecer as tendências do mercado, novos modelos de negócios, ambiente regulatório, além das capacitações técnicas e networking com outros profissionais do segmento. Minas Gerais é um estado que se destaca na atração de investimentos e na geração de emprego e renda no setor, o que revela o enorme potencial do estado para quem deseja ingressar nesse mercado”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Ele ressalta, ainda, como o crescimento do mercado de energia solar tem impactado positivamente os pequenos negócios. “A maior demanda por energia limpa e barata tem levado muitos empresários a apostarem na tecnologia fotovoltaica como uma forte alternativa para aumentar a competitividade e reduzir os custos do negócio.” Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Minas Gerais possui atualmente mais de 230 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, abrangendo 100% dos municípios mineiros, o que se traduz em economia e sustentabilidade ambiental para mais de 300 mil unidades consumidoras.

Programação

No primeiro dia do evento, serão realizadas as palestras magnas “Desafios, avanços e oportunidades da energia solar no Brasil e no mundo”, com Rodrigo Marcolino, da Absolar; e “Como sair do óbvio e criar um negócio altamente inovador e lucrativo”, com o palestrante e gestor José Felipe Carneiro. Na programação, haverá diversos painéis com assuntos que impactam o segmento, como: Gestão, vendas, operação e manutenção de usinas solares; Análise do mercado de energia solar fotovoltaica de Minas Gerais; O novo marco legal da LGPD; Crédito e financiamento de projetos fotovoltaicos; e tendências e inovações para o setor.

O evento terá ainda uma feira de negócios, com mais de 20 expositores, entre bancos, integradores, fabricantes e distribuidores. Além de diversos workshops, que irão abordar temas como: formação de preços, técnicas de vendas, como alavancar as vendas no digital, tributação para integradores e complexidades logísticas do setor solar, dentre outros.

No dia 28, o evento conta com as palestras magnas “Criando uma máquina de aquisição de clientes” com o palestrante André Siqueira; “Principais pontos a serem analisados no marco legal em 2023”, com Bárbara Rubim, da Absolar; e “Apresentação do Estudo do Mercado Fotovoltaico 2023”, com Milena Megrè, da Greener. Na programação das palestras e painéis, o público poderá conferir temas como: performance de usinas solares, políticas públicas no setor fotovoltaico e as tendências que o mercado livre traz para o setor fotovoltaico.

Rodadas de negócios

Uma das grandes novidades do Minas Solar para este ano são as rodadas de negócios, que irão conectar integradores e micro e pequenas empresas interessadas em investir em sistemas fotovoltaicos. Nos dois dias de evento, os empresários poderão tirar dúvidas, entender os benefícios e vantagens da energia solar para reduzir os custos do negócio, e ainda terão o suporte de bancos para entender sobre as oportunidades de crédito e linhas de financiamento.

Os interessados em participar das rodadas devem se inscrever por esse link, preencher os dados e escolher a opção “Rodada de Negócios Minas Solar”. As vagas são limitadas.

Minas Solar pelo estado

Em 2023, o Minas Solar será realizado em 10 cidades de Minas Gerais. Belo Horizonte é a terceira cidade do estado a receber o evento, e, até o final do ano, a agenda está prevista para: Teófilo Otoni (25/5), Arinos (21/6), Itajubá (20/7), Montes Claros (1/6), Juiz de Fora (3 ou 10/8), Uberlândia (21/9), e Itaúna (26/10).

Energia Solar - Foto: Divulgação
Energia Solar – Foto: Divulgação
Comentários
Sair da versão mobile