Por Dentro de Minas (MG)

UFMG é a melhor universidade do Brasil

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) segue como a melhor instituição federal do Brasil, conforme o Índice Geral de Cursos (IGC) 2021, divulgado nessa terça-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A universidade mantém o IGC máximo, de 5, desde 2007.

A Universidade mantém IGC máximo, 5 (as faixas variam de 1 a 5) desde 2007, quando o índice foi criado, mas, nos últimos anos, vem crescendo no índice contínuo. “Na edição de 2021, a UFMG alcançou o valor contínuo de 4,368 no levantamento, o mais elevado entre todas as federais do país”, afirmou a UFMG.

“O reconhecimento da qualidade de nossos cursos pelo Inep é motivo de muito orgulho. As avaliações do órgão são competentes e confiáveis, feitas com base em parâmetros que refletem a realidade do Brasil. Valorizamos muito essa validação do trabalho coletivo desenvolvido na UFMG na busca por oferecer cursos de qualidade e pertinência para a sociedade”, afirma a reitora Sandra Goulart Almeida.

Ela acrescenta que o ótimo desempenho dos cursos é resultado de trabalho de muitos anos, feito por toda a comunidade universitária. “Temos investido em políticas consistentes, tanto para a graduação quanto para a pós, e em processos de autoavaliação que garantem aprimoramento constante.”

O pró-reitor de Graduação, Bruno Teixeira, ressalta o fato de que a avaliação reflete, em parte, o percurso curricular cumprido durante a pandemia, com aulas remotas ou em regime híbrido. “Considerar as condições menos adequadas da rotina dos estudantes por um período bastante longo torna especialmente relevantes os resultados obtidos pela UFMG”, ele diz. “E o desempenho favorável de alguns cursos, na comparação com outros similares no país, entre outros indicadores, reforça que estamos no caminho certo.”

UFMG - Foto: Bruna Carvalho/Divulgação/UFMG
UFMG – Foto: Bruna Carvalho/Divulgação/UFMG
Comentários
Sair da versão mobile