Por Dentro de Minas (MG)

Empresa do ramo alimentício são alvo de operação contra fraude em licitações na Grande BH

Empresa do ramo alimentício são alvo de operação contra fraude em licitações na Grande BH - Foto: Divulgação/MPMG

Empresa do ramo alimentício foram alvo de uma operação foi deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na manhã desta terça-feira (7), na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A operação Baião de Dois apura crimes de fraude em licitações e outros correlatos, como associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção e lavagem de dinheiro. Os agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão em desfavor de pessoas físicas e jurídicas que atuavam no ramo de fornecimento de refeições em Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará.

De acordo com as investigações, após declaração de inidoneidade de empresa por envolvimento em cartel, impedindo-a de participar de licitações, seus sócios e representantes passaram a atuar por outras pessoas jurídicas, de modo a burlar a restrição imposta por Secretaria de Estado. Nesse cenário, o grupo econômico controlava pelo menos três empresas, simuladamente concorrentes, de modo a frustrar o caráter competitivo das licitações.

“As diligências realizadas hoje visam a complementar as provas já produzidas, de modo a identificar o eventual envolvimento de outras empresas, empresários e agentes públicos, bem como determinar a extensão e consequências das fraudes, com outros detalhes sobre o modus operandi, a partir da coleta de documentos, computadores, celulares e dispositivos eletrônicos pessoais dos envolvidos”, informou a instituição.

A ação teve a participação de seis promotores de Justiça, 21 policiais civis, 25 policiais penais, sete servidores da Receita Estadual, além dos servidores do MPMG.

Empresa do ramo alimentício são alvo de operação contra fraude em licitações na Grande BH - Foto: Divulgação/MPMG
Empresa do ramo alimentício são alvo de operação contra fraude em licitações na Grande BH – Foto: Divulgação/MPMG
Comentários
Sair da versão mobile