Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Motoristas de ônibus da Viação São Dimas fazem manifestação e prejudicam usuários em BH

Motoristas de ônibus da Viação São Dimas fazem manifestação e prejudicam usuários em BH - Foto: Breno Pataró/PBH

Motoristas de ônibus da Viação São Dimas fazem manifestação e prejudicam usuários em BH - Foto: Breno Pataró/PBH

Motoristas da empresa Viação São Dimas fazem uma paralisação na manhã desta segunda-feira (13), em Belo Horizonte. A manifestação começou no início da madrugada.

A Viação São Dimas tem uma frota de 61 veículos, que têm como principal região atendida a Pampulha. As linhas operadas pela empresa são:

O SetraBH afirmou que a paralisação aconteceu porque a Viação São Dimas vem “escalonando os pagamentos dos funcionários por conta da falta de receita para pagamento integral nas datas de adiantamento e pagamento de salários do mês”.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que a operação já voltou ao normal. A paralisação foi pontual e até às 8h da manhã, 95,6% das viagens programadas foram realizadas.

Na última semana, condutores de outra empresa da capital mineira já havia realizado uma paralisação e causam transtornos para passageiros da Estação São Gabriel.

O que diz o SetraBH

Nota na íntegra

“O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) esclarece que as empresas do Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte estão passando por dificuldades financeiras recorrentes em razão do congelamento das tarifas desde 2008 e dos aumentos de custos neste período.

O subsídio emergencial, pago desde julho e que se encerra no próximo dia 31/03, é insuficiente para cobrir os custos de operação do aumento no número de viagens trazido pela Lei 11.367/2022.

A paralisação desta manhã na empresa São Dimas, ocorreu porque a empresa vem escalonando os pagamentos dos funcionários por conta da falta de receita para pagamento integral nas datas de adiantamento e pagamento de salários do mês.

A empresa já entrou em acordo com os seus colaboradores.

A expectativa é que o atendimento esteja normalizado nas próximas horas.”

O que diz o BHTrans

Nota na íntegra

“Após o anúncio da paralisação de trabalhadores de uma empresa do consórcio Pampulha nesta manhã, na Estação Pampulha, a Prefeitura de Belo Horizonte informa que a operação já voltou ao normal. A paralisação foi pontual e até às 8h da manhã, 95,6% das viagens programadas foram realizadas.

A Superintendência de Mobilidade Urbana (SUMOB), BHTrans e Guarda Municipal atuam para garantir à população condições de mobilidade e segurança na Estação Pampulha. Equipes monitoram na estação e também por meio das câmeras no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). As viagens não realizadas serão autuadas!”

Comentários
Sair da versão mobile