Quando pensamos em marketing para médicos, imaginamos uma série de anúncios virtuais para atrair pacientes. A ideia não está de todo errada, quando feita corretamente, a divulgação realmente faz mais gente ligar na clínica para agendar um horário. Mas os resultados são mais duradouros que isso.
Estrategistas de marketing utilizam conteúdo no marketing para saúde com o objetivo de:
- Fidelizar quem já recebe atendimento na clínica;
- Atrair novos pacientes;
- Fortalecer a marca do negócio e torná-la fácil de reconhecer;
- Criar autoridade para clínicas, hospitais e especialistas médicos.
É sobre esse último ponto que falaremos hoje. Afinal, como “simples” estratégias de marketing para médicos conseguem tornar um especialista em autoridade em sua área?
Como o marketing para médicos constrói autoridade?
O segredo do marketing para médicos para construir autoridade está no uso estratégico do conteúdo. Consideramos como conteúdo tudo que postamos online, desde vídeos curtos engraçados até longos artigos de blog e e-books. É com isso que o possível paciente interage nas redes sociais e o motivo de começar a seguir um especialista da saúde.
Uma informação importante: a internet está cheia de conteúdo sobre saúde, autocuidado e bem-estar em variados formatos. O grande problema é que muito pouco do está disponível é confiável ou fácil de compreender por parte do público leigo.
Um profissional da saúde que consegue alimentar seus seguidores com boa informação e bastante didática começa a obter mais reconhecimento. É uma forma de demonstrar seu conhecimento na área e como está sempre atualizado.
Principais ferramentas do marketing para médicos
Existe mais um truque para demonstrar sua autoridade através do marketing para médicos. O público precisa ser capaz de encontrar seu conteúdo de qualidade, não importa onde ele esteja. Para isso servem as principais ferramentas de marketing digital.
Agências são especializadas em selecionar as ferramentas mais adequadas de acordo com a situação. Entenda como funcionam e por que devem estar presentes em sua estratégia de marketing.
1. Site atualizado e com um blog
O site é um dos primeiros lugares que alguém visita quando quer saber mais sobre um especialista médico ou a clínica onde ele atende. Ele exerce o papel de fachada e recepção ao mesmo tempo, passando uma primeira impressão importante ao paciente.
A ferramenta consegue melhorar a autoridade médica de algumas formas. A primeira é através de um portal fácil de navegar e otimizado para mobile. Quando entramos em um lugar desarrumado e bagunçado temos a impressão de que o profissional que ali trabalha é igualmente ruim. O site tem o mesmo poder. Quando o layout é amigável, chama a atenção para as informações corretas e permite navegação de forma simples e muito melhor.
E criar um blog em seu site contribui ainda mais para a construção da reputação do médico. O conteúdo rico que esse formato permite é uma das melhores maneiras de passar conhecimento. Ele ainda contribui para o posicionamento de palavras-chave, do qual falaremos mais no próximo tópico.
2. Otimização SEO no marketing para médicos
O SEO (search engine optimization) consiste num conjunto de estratégias que têm como objetivo melhorar o posicionamento da página nos resultados de busca. Além de permitir que o site seja encontrado com maior facilidade, ele inspira confiança no público que passa a ver o portal como referência e isso é vital em seu de marketing para médicos.
Isso acontece porque usuários raramente passam da primeira página de resultados nas ferramentas de busca. Na realidade, quem fica abaixo dos cinco primeiros links está com altas chances de receber pouquíssimos cliques.
O grande problema é que esses mesmos pacientes costumam procurar referências online antes de qualquer consulta. Então clínicas que deixam de aparecer nesses primeiros lugares acabam não sendo lembradas.
A otimização ocorre em todas as páginas no site e no blog. Quanto mais palavras-chave um médico conseguir posicionar, melhor será para seus resultados de marketing e construção de autoridade.
3. Redes sociais
Apesar do site ser vital, é nas redes sociais que o médico entra em contato direto com seu público-alvo. Existem diversos motivos para que alguém acompanhe uma clínica ou especialista. Em geral, essas pessoas querem saber mais sobre saúde, tirar dúvidas e ficar sabendo de novidades em primeira mão.
A forma de se comunicar é responsável por criar confiança, autoridade e ainda estabelecer um relacionamento com seus seguidores. Ao contrário de outras profissões, que conseguem apostar em técnicas de persuasão e gatilhos mentais para convencer, o médico deve construir uma relação de confiança.
Ele lida com algo delicado: a saúde e o bem-estar de seus pacientes. Então, frases amadoras e memes mal colocados podem quebrar toda a credibilidade gerada. Trabalhar com estratégia e aplicando uma identidade consistente é a melhor forma de trazer resultados através das redes sociais.
4. Ferramentas de anúncios
O que falamos até agora foram estratégias orgânicas para o marketing para médicos. Ou seja, elas acontecem gratuitamente e de forma natural, seguindo os algoritmos de cada uma das ferramentas. Por isso, podem demorar algumas semanas ou meses para trazer resultados mais claros.
Os anúncios são o complemento que acelera todo o processo. Eles podem ocorrer tanto em redes sociais quanto no Google e em seus sites parceiros e possuem uma variedade de objetivos. Quem precisa lotar a agenda, por exemplo, consegue realizá-los com o objetivo de obter chamadas telefônicas.
Já quem procura construir sua autoridade consegue melhorar a consciência de marca, aumentar o número de visitas ao site e melhorar o engajamento das redes. É claro que, para isso, as ferramentas anteriores precisam ser muito bem utilizadas.
Edgar Cardoso é publicitário, formado em Marketing e Publicidade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo/Brasil (ESPM-SP), com Master Business Administration em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas/Brasil (FGV). É Diretor de Criação e Planner na E-clínica Marketing Digital e da Tango comunicação. Atua há mais de 22 anos no mercado publicitário e de marketing digital, ajudando médicos, dentistas, clínicas e hospitais e aumentarem sua demanda por consultas e procedimentos, atendendo clientes no Brasil e exterior.
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