Os metroviários anunciaram uma nova greve total a partir da próxima terça-feira (14). A categoria é contra o leilão do metrô de BH que aconteceu no último dia 22 de dezembro.
A decisão da paralisação total aconteceu em uma assembleia geral no início da noite desta sexta-feira (10). A grave por tempo indeterminado começa à 0h da próxima terça-feira (14), às vésperas do Carnaval.
CBTU surpresa
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-MG) se diz surpresa com o anúncio de nova paralisação dos metroviários da capital mineira. A companhia afirmou ainda que tomou conhecimento da decisão da categoria pelas redes sociais e imprensa.
“A Diretoria da empresa vê com surpresa e apreensão a movimentação, já que a demanda de usuários vem crescendo nas últimas semanas e o impacto pela paralisação será desastroso para as finanças da companhia, além dos prejuízos para a população mineira e para a mobilidade urbana da capital. Sobretudo, considerando o Carnaval que se aproxima”, afirmou a CBTU-MG.
A companhia explicou que em reunião na tarde desta sexta-feira, a CBTU-MG apresentou aos dirigentes sindicais uma “inédita e relevante proposta de compensação dos dias parados no último dezembro, atendendo a todos os pedidos dos trabalhadores, além de cientificar o sindicato sobre as ações de melhoria das condições de trabalho no período de Carnaval”.
A empresa ainda negou que existem demissões programadas após a privatização da empresa. “O processo vem transcorrendo do modo previsto e o primeiro contato com a empresa Comporte, vencedora do certame, foi muito positivo”.