Por Dentro de Minas (MG)

Chuva em Belo Horizonte: risco geológico é estendido até quinta-feira (12)

Em apenas oito dias, já choveu em Belo Horizonte 83,3% do que era previsto para todo o mês de janeiro. Segundo a Defesa Civil da capital, somente nas últimas 72 horas a região do Barreiro registrou 190 milímetros.

Conforme o órgão municipal, o alerta de risco geológico alto válido até a quinta-feira (12) acontece em virtude dos acumulados de chuva registrado nas últimas 72 horas e os previstos para os próximos dias.

A recomendação é atenção especial ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Se observado alguns destes sinais, saia imediatamente do imóvel e ligue para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, faça contato com o Corpo de Bombeiros Militar (193).

Acumulado de chuva

Dados das últimas 24 horas até às 6h30 de 8/1
Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte (Estações Hidrometeorológicas PBH)
Média Climatológica JANEIRO 330,9 mm (INMET, 1991-2020)

Sinais de deslizamentos

Recomendações

Emissão de alerta

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

VEJA TAMBÉM

Chuva em Belo Horizonte: risco geológico é estendido até quinta-feira (12) - Foto: Divulgação/Defesa Civil de Belo Horizonte
Chuva em Belo Horizonte: risco geológico é estendido até quinta-feira (12) – Foto: Divulgação/Defesa Civil de Belo Horizonte
Comentários
Sair da versão mobile