As empresas Minérios Nacional e Vallourec assinaram nesta segunda-feira (12), um termo de ajuste de conduta (TAC), com compromissos de segurança de barragens e recuperação ambiental.
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o acordo celebrado com a Minérios Nacional estabelece uma série de medidas voltadas à segurança das estruturas da mina de Fernandinho em Rio Acima. A empresa elaborará um plano técnico para a garantia da estabilidade das barragens, a atualização do plano de ações emergenciais, a contratação de uma auditoria técnica independente, para avaliar as condições de segurança, entre outras ações. As medidas compensatórias serão revertidas para a sociedade, como projetos de mais-valia ambiental e de interesse social.
O termo assinado com a Vallourec tem como objetivo determinar medidas de recuperação após o deslizamento do Dique Lisa, em Nova Lima, que provocou o fechamento da BR-040 e uma série de impactos sociais, ambientais e econômico em todo a região. O valor da multa aplicada de R$153 milhões serão usadas para compensações ambientais em projetos de cunho social ou ambiental, preferencialmente situados na área de influência do empreendimento.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.