O tráfego de veículo leves na altura do km 192 da rodovia MG-105, em Pavão, no Vale do Jequitinhonha, foi liberado na noite da última quarta-feira (21). O trecho em direção a Águas Formosas é utilizado por cerca de 1,5 mil veículos por dia. .
Segundo o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), apenas veículos de até oito toneladas podem utilizar o trecho. A pista foi parcialmente engolida após o rompimento de um bueiro, deixando a local reduzido a cerca de 3 metros de largura.
“Para dar passagem foi realizado no local um processo de empedramento e compactação acelerada do solo com objetivo de suportar a passagem segura para a maior parte dos meios de transporte que circulam na rodovia”, afirmou o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.
Desvio
Conforme o DER-MG, os veículos acima de oito toneladas a recomendação é utilizar a rota pela MG-105 por 74 quilômetros, sendo 14 de terra em direção à Fronteira dos Vales, Joaíma e Jequitinhonha. Logo depois, o desvio segue pela BR-367, por 65 quilômetros, até a BR-116, onde deve optar por prosseguir rumo a Teófilo Otoni.