O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o vice-governador eleito, Mateus Simões (Novo) e o senador Cleitinho Azevedo (PSC) foram diplomados nesta segunda-feira (19), na Sala Minas Gerais, no Barro Preto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os deputados federais e estaduais eleitos também receberam diploma do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).
Os primeiros a receberem o diploma foram o governador e o vice. Logo depois, o senador e os dois suplentes – Alex Diniz (PSC) e Wander de Sousa (PSC). Os 53 deputados federais eleitos e os 77 deputados estaduais também foram diplomados em ordem alfabética, considerando o nome na urna.
O Governador eleito Romeu Zema (Novo) e o vice Mateus Simões (Novo) foram diplomados pelo TRE-MG
📷 Elberty Valadares/Por Dentro de Minas pic.twitter.com/zI2yICcETE
— Por Dentro de Minas (@pordentrodemg) December 19, 2022
Os deputados federais eleitos Aécio Neves (PSDB), Ana Pimentel (PT), André Janones (Avante), Maurício do Vôlei (PL) e Luís Tibé (Avante) não compareceram. Assim como, os deputados estaduais Gustavo Santana (PL), João Vítor Xavier (Cidadania) e Mário Henrique Caixa (PV).
Durante solenidade de diplomação dos eleitos, o deputado estadual Sargento Rodrigues (PL), provocou os presentes com a placa "Bolsonaro, nosso legítimo presidente!". Público reagiu com gritos de "Lula Lula".
📷 Elberty Valadares/Por Dentro de Minas pic.twitter.com/bu3bwirzh4
— Por Dentro de Minas (@pordentrodemg) December 19, 2022
A cerimônia de diplomação foi marcadas por aplausos e vaias paras os candidatos eleitos. No fim, o desembargador presidente do TRE-MG, Maurício Torres Soares, e o governador reeleito, Romeu Zema, realizaram os discursos finais.