Por Dentro de Minas (MG)

Presos colocam fogo em colchões durante rebelião no presídio de Nova Serrana

Presos da Unidade Prisional de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais, colocaram fogo em colchões durante uma rebelião na manhã deste domingo (25).

Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes da corporação estiveram no local após a solicitação que presos do presídio em Nova Serrana atearam fogo em colchões.

Conforme a Sejusp, os “policiais penais do Presídio de Nova Serrana controlaram um princípio de subversão da ordem na unidade prisional” e “a unidade segue a sua rotina”. Ninguém ficou ferido.

A OAB Nova Serrana informou que acompanha os fatos e está reunida com a direção da unidade prisional e representantes das famílias.

A Polícia Militar também foi acionada no local. As causas da rebelião ainda são desconhecidas.

O que diz a Sejusp

Nota na íntegra

“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informa que na manhã deste domingo (25/12), policiais penais do Presídio de Nova Serrana controlaram um princípio de subversão da ordem na unidade prisional.

Presos atearam fogo em pedaços de colchão. Rapidamente policiais penais e demais forças de segurança conseguiram controlar a ocorrência.

A direção da unidade abrirá um Procedimento Interno para apurar as circunstâncias do ocorrido e as responsabilidades dos envolvidos, tanto criminalmente, quanto em relação aos possíveis danos ao patrimônio.

Neste momento a situação está controlada e a unidade segue a sua rotina. A direção regional de Polícia Penal acompanha os desdobramentos da ocorrência in loco. Não há feridos.”

O que diz a OAB Nova Serrana

Nota na íntegra

“A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Carcerários recebeu na manhã deste domingo (25/12) informações sobre um suposto incêndio ocorrido na Unidade Prisional de Nova Serrana.

Imediatamente, a presidente da Comissão, Dra Luciana Amaral, dirigiu para a unidade prisional e está acompanhando os fatos.

Já reuniu com a direção da unidade prisional e representantes das famílias, tendo as seguintes informações:

Que antes do início das visitas dos familiares, começou uma confusão ocasião em que não foi dada início as visitas por medida de segurança, tendo dado início a um incêndio que provavelmente deve ser de colchões.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e estão no local prestando socorro e garantindo a segurança de todos na unidade prisional.

Foi informado que até o presente momento não foi contabilizadas vítimas e que não há registros de fuga.

O local está sendo controlado para garantir acesso seguro dos Bombeiros e pacificação no ambiente para garantia dos atendimentos.

A Comissão continua no local acompanhando os fatos e trará mais notícias no decorrer do dia.

Orientamos as famílias e advogados a evitar comparecer no local por medida de segurança e para garantir o melhor trabalho nesse confuso momento vivenciado na respectiva unidade prisional.

Dra. Luciana Amaral
Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Carcerários

OAB NOVA SERRANA
Em Defesa da Advocacia e Cidadania”

Presos colocam fogo em colchões durante rebelião no presídio de Nova Serrana - Foto: Reprodução
Presos colocam fogo em colchões durante rebelião no presídio de Nova Serrana – Foto: Reprodução
Comentários
Sair da versão mobile