Presos da Unidade Prisional de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais, colocaram fogo em colchões durante uma rebelião na manhã deste domingo (25).
Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes da corporação estiveram no local após a solicitação que presos do presídio em Nova Serrana atearam fogo em colchões.
Presos colocam fogo em colchões durante rebelião no presídio de Nova Serrana. Incidente aconteceu na manhã deste domingo (25). #NovaSerrana #MinasGerais #MG pic.twitter.com/3ZDCqPyt8O
— Por Dentro de Minas (@pordentrodemg) December 25, 2022
Conforme a Sejusp, os “policiais penais do Presídio de Nova Serrana controlaram um princípio de subversão da ordem na unidade prisional” e “a unidade segue a sua rotina”. Ninguém ficou ferido.
A OAB Nova Serrana informou que acompanha os fatos e está reunida com a direção da unidade prisional e representantes das famílias.
A Polícia Militar também foi acionada no local. As causas da rebelião ainda são desconhecidas.
O que diz a Sejusp
Nota na íntegra
“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informa que na manhã deste domingo (25/12), policiais penais do Presídio de Nova Serrana controlaram um princípio de subversão da ordem na unidade prisional.
Presos atearam fogo em pedaços de colchão. Rapidamente policiais penais e demais forças de segurança conseguiram controlar a ocorrência.
A direção da unidade abrirá um Procedimento Interno para apurar as circunstâncias do ocorrido e as responsabilidades dos envolvidos, tanto criminalmente, quanto em relação aos possíveis danos ao patrimônio.
Neste momento a situação está controlada e a unidade segue a sua rotina. A direção regional de Polícia Penal acompanha os desdobramentos da ocorrência in loco. Não há feridos.”
O que diz a OAB Nova Serrana
Nota na íntegra
“A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Carcerários recebeu na manhã deste domingo (25/12) informações sobre um suposto incêndio ocorrido na Unidade Prisional de Nova Serrana.
Imediatamente, a presidente da Comissão, Dra Luciana Amaral, dirigiu para a unidade prisional e está acompanhando os fatos.
Já reuniu com a direção da unidade prisional e representantes das famílias, tendo as seguintes informações:
Que antes do início das visitas dos familiares, começou uma confusão ocasião em que não foi dada início as visitas por medida de segurança, tendo dado início a um incêndio que provavelmente deve ser de colchões.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e estão no local prestando socorro e garantindo a segurança de todos na unidade prisional.
Foi informado que até o presente momento não foi contabilizadas vítimas e que não há registros de fuga.
O local está sendo controlado para garantir acesso seguro dos Bombeiros e pacificação no ambiente para garantia dos atendimentos.
A Comissão continua no local acompanhando os fatos e trará mais notícias no decorrer do dia.
Orientamos as famílias e advogados a evitar comparecer no local por medida de segurança e para garantir o melhor trabalho nesse confuso momento vivenciado na respectiva unidade prisional.
Dra. Luciana Amaral
Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Carcerários
OAB NOVA SERRANA
Em Defesa da Advocacia e Cidadania”