Um homem, de 64 anos, foi preso por importunação sexual contra uma mulher em Belo Horizonte. O caso aconteceu dentro de um ônibus do Move da linha 61 (Estação Venda Nova / Centro – Direta) durante a manhã.
Segundo a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, os agentes da base da Lagoinha foram acionados pela rede de rádio da corporação, após equipes do Centro Integrado de operações (COP-BH) constatar o acionamento do botão do assédio.
Conforme a corporação, a vítima, de 30 anos, relatou aos guardas que o idoso passou a mão na coxas dela. O homem só parou após a mulher pedir ajuda. Os dois foram encaminhados para a Delegacia da Mulher da Polícia Civil, no Barro Preto.
Importação sexual nos ônibus
A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte informou que no ano de 2022 foram 22 acionamentos do botão do pânico – dispositivo criado para denunciar crimes de assédio sexual no transporte público de Belo Horizonte.
O botão do pânico foi lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2018 e no mesmo ano foram 11 chamados. Em 2019, foram contabilizados 31 acionamentos. Já no ano seguinte, ocorreu 8 ocorrência. Por fim em 2021, a Guarda Civil Municipal registrou 9 acionamentos.