Um incêndio de grande proporção atinge a Serra do Curral, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na noite desta sexta-feira (9). As chamas atinge o local no mesmo dia que foi publicado uma lei que tem como objetivo preservar a área.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada para o combate às chamas por volta das 18h10. O fogo se aproxima da área das antenas de rádio e pode ser vista de longe.
Serra do curral pegando fogo, neste instante… Triste viu pic.twitter.com/lfuDqW2aB0
— Paulo Ribeiro (@paulo_paulynnho) September 9, 2022
Conforme os Bombeiros, brigada de incêndio da mineradora Vale também estão no local para contenção do incêndio. A brigada do parque também foi acionada para prestar apoio.
O local onde o fogo está concentrado é de difícil acesso.
A área atingida pelas chamas pertencente à mineradora Tamisa, que enfrenta uma batalha na Justiça para extrair minério da região. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Dia do Pico Belo Horizonte
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou na edição desta sexta-feira (9) no Diário Oficial do Município (DOM), uma lei que instituiu o Dia do Pico Belo Horizonte, em homenagem à Serra do Curral. A data escolhida para homenagem o monumento natural e paisagístico do município é o dia 8 de dezembro.
“A data de que trata esta lei será dedicada à preservação, valorização e promoção do patrimônio cultural e do meio ambiente ecologicamente equilibrado, mediante o reconhecimento da relevância fundamental do Pico Belo Horizonte e da Serra do Curral para o povo belo-horizontino”, diz a lei.