A CAIXA inicia, nesta segunda-feira (19), uma série de ações para aprimorar o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares ou acompanhantes. Estas medidas foram implementadas a partir das ações do CAIXA Pra Elas que tem como um dos pilares ser a grande protetora e promotora das mulheres do Brasil. Dentre as ações, haverá capacitação dos funcionários, reforço nas orientações sobre o atendimento e sinalização específica nas agências.
O lançamento das ações ocorreu em Belo Horizonte (MG), com a presença da presidente da CAIXA, Daniella Marques, que comentou a importância da melhoria contínua do atendimento ao cliente com necessidades específicas.
“É imprescindível que todos os colaboradores da CAIXA estejam preparados para oferecer a pessoas com autismo e seus familiares um atendimento inclusivo, empático, célere, efetivo e alinhado às suas necessidades, sempre pautado pelo respeito”, explicou Marques.
A iniciativa ocorre no mês de setembro, que é voltada para a inclusão de pessoas com deficiência (PcDs), sendo que a data 21/09 foi instituída como o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.
Novas medidas
A CAIXA capacitará empregados, por meio de vídeos e cartilhas, com abordagens específicas ao atendimento de pessoas com autismo. O material foi construído com a participação de empregados CAIXA com TEA.
Mulheres com TEA ou as que acompanham pessoas com autismo poderão ser atendidas também no espaço CAIXA Pra Elas, considerando tratar-se de ambiente mais reservado, já disponível em 1.003 unidades do banco em todo o país. Todas as unidades do banco passarão a contar com esse ambiente até dezembro de 2022. Em outros casos, sempre que necessário, o gestor da unidade avaliará a antecipação do atendimento e o local mais adequado.
Será implementada ainda sinalização específica para o atendimento do cliente com TEA em todas as unidades da CAIXA até 2023. Até o fim deste ano, está prevista a atualização em 500 agências.
Benefícios para empregados com TEA
Para empregados da CAIXA com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já estão disponíveis os seguintes benefícios: número ilimitado de sessões no Saúde CAIXA para as especialidades de psicologia, de terapia ocupacional e de fonoaudiologia. E ainda, licença de até 90 dias para empregados acompanharem, por motivo de doença, dependentes com autismo.
Será criado grupo multidisciplinar para discutir e aprimorar as ações internas direcionadas aos empregados com autismo e aos que também possuem dependentes com TEA. A CAIXA conta com 4.300 empregados PcDs.
CAIXA Pra Elas
O CAIXA Pra Elas é uma estratégia de relacionamento do banco focada no público feminino e já atendeu, desde o lançamento em 9 de agosto, 70 mil mulheres nas 4,2 mil agências.
Além das agências e unidades móveis, o atendimento do CAIXA Pra Elas também é oferecido de forma virtual no aplicativo CAIXA Tem.
Lei sobre a prioridade e condições no atendimento
Consultando o Listagem, site que se denomina uma lista telefônica online, é possível ver que o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista não é citado na maior parte das páginas em que se organizam os canais de SAC de cada empresa. Mas é importante saber que a Lei 10.048/2000 dispõe sobre a prioridade da pessoa com autismo e pessoas com outras condições no atendimento, ou seja, o direito de ter um atendimento imediato e diferenciado das demais pessoas em todas as instituições e serviços de atendimento ao público.
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