Marcelo Campos Pinto vê o mercado de streaming crescer e avalia que Netflix, única empresa “puro sangue” dos produtos de OTT, está correndo atrás do prejuízo após perda na base de assinantes e desvalorização de 60% no preço de sua ação em bolsa. O fundador da Sportsview tem vasta experiência na área e, segundo ele, a maior plataforma de streaming acordou e está partindo firme para recuperar o terreno perdido.
Segundo Marcelo Campos Pinto, vários fatores explicam a perda de capacidade da Netflix continuar aumentando o número de assinantes nos níveis em que vinha performando nos últimos anos.
“O mercado de streaming de produtos audiovisuais é dividido em duas grandes categorias: AVOD (ad supported video on demand), em que o consumidor não paga uma assinatura mensal, pois os custos do produto são suportados por meio de venda de publicidade, assim como acontece com as redes de TV aberta; e SVOD (subscription video on demand) no qual o consumidor paga uma assinatura. Enquanto grupos como Disney e outros oferecem produtos de OTT em ambas as modalidades, a Netflix só comercializa produtos economicamente suportados por assinaturas mensais”.
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O baque sofrido pela Netflix
Por isso, assinala Marcelo Campos Pinto, “num cenário em que, nos últimos três anos, foram lançados mais de dez produtos de streaming na categoria SVOD, dá para entender o baque sofrido pela Netflix”. E continua: “Disney+, Star+ e Hulu são produtos de OTT do Grupo Disney, que controla a rede norte-americana de TV aberta ABC, os canais de esportes ESPN, e é dona de vários estúdios, parques de diversão, hotéis e navios, dentre vários outros investimentos. Ou seja, gera bilhões de dólares com seus demais negócios e pode se dar ao luxo cobrar uma assinatura mais barata”, salienta.
Para Marcelo Campos Pinto, outra falha da Netflix é o fato de não oferecer aos seus assinantes produtos de esporte ao vivo. “O esporte ao vivo é de fundamental importância para qualquer empresa que oferte produtos pagos. Amazon Prime Video, Star+, Paramount +, HBO Max e Apple TV+, concorrentes diretos concorrentes diretos da Netflix, têm, em seus portfólios, várias competições com jogos ao vivo”, afirma o fundador de Sportsview.
Ainda assim, na avaliação de Marcelo Campos Pinto, a corrida por assinantes está levando a Netflix a fazer o que ele considera um upgrade em sua estratégia. “A empresa fechou, recentemente, um acordo de parceria tecnológica com a Microsoft, que vai fornecer avançados softwares de controle e venda publicidade em plataformas digitais, o que lhe permitirá entrar no lucrativo segmento de distribuição de conteúdo audiovisual suportado por receita publicitária”, diz. “Além disso, em recente call com investidores e acionistas, anunciou que num horizonte de um a dois anos passará a comprar direitos de transmissão de eventos esportivos”.
Isso significa, para Marcelo Campos Pinto, que a Netflix deve, sim, virar o jogo. “O compartilhamento de senhas tem sido outro problema. Mas, que deve acabar em breve. Este movimento pode gerar à Netflix um substancial aumento de receitas”, completa.
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Sobre Marcelo Campos Pinto
Marcelo Campos Pinto é o nome por trás do crescimento de interesse do mercado de streaming por jogos de futebol no Brasil. Ex-executivo da Globo e fundador da SportsView, ele conhece o cenário de streaming e, inclusive, teve o Campeonato Carioca como seu primeiro projeto brasileiro.
“À época, corremos contra o tempo para algumas negociações importantes que envolviam o Campeonato Carioca”, lembra Marcelo Campos Pinto. “A união das grandes marcas cariocas, que contam com mais de 60 milhões de torcedores em todo o Brasil, e a confiança no projeto de revitalização da competição eram garantias de um torneio atrativo, com grandes jogos em campo e muitas ações positiva fora dele”, completa.
Nas temporadas de 2021/22, acompanhando as tendências mundiais, o Campeonato Carioca foi estendido para outras plataformas além de TVs aberta e fechada, explica Marcelo Campos Pinto. “Lançamos o Cariocão Play, aplicativo de streaming que teve a adesão dos canais de clubes grandes como Vasco e Botafogo, além de tde também ter oferecido jogos do Flamengo e Fluminense. Os jogos de TV aberta passaram a ser transmitidos ao vivo simultaneamente no You Tube e na Twicht, com narração e comentários de influencers do mundo digital. Em 2022 foram 82 milhões de views e alguns recordes de em termos de pessoas acompanhando os jogos ao vivo via internet.”
Marcelo Campos Pinto acredita ainda que o crescimento do mercado publicitário digital ultrapassará a mídia linear em breve. O fundador da Sportsview explica que o percentual dos investimentos do mercado publicitário norte-americano em comerciais de mídia linear, que em 2020 foram da ordem de 71%, caiu para 62% em 2021. Por isso, acredita que nos EUA o mercado digital, ainda em 2023, ultrapassará o linear.
“Com o crescimento do investimento publicitário norte-americano em plataformas digitais, o marketplace de linear TV e CTV deverá convergir. Este fato levará os compradores de inserções comerciais a adotarem estratégias similares em ambas as plataformas, acelerando, portanto, o mergulho no mundo digital”, conclui Marcelo Campos Pinto.
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