Um jovem, de 24 anos, ficou ferido após um ônibus ser atingido por um trem na madrugada desta terça-feira (5) em Várzea da Palma, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar (PM), o acidente ocorreu na passagem de nível na Rua Joaquim Marques de Carvalho.
De acordo com a PM, o motorista disse que o veículo foi atingido na lateral esquerda pela trem e arrastado por cerca de 60 metros pela locomotiva. Ele afirmou também que não ouviu o barulho da buzina de alerta.
Conforme os policiais, o jovem estava sozinho no ônibus. Ele foi socorrido com escoriações no rosto para o pronto-socorro da cidade. O maquinista não ficou ferido no acidente.
Ao Por Dentro de Minas, VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica – FCA, lamentou o acidente e informou que “todos os procedimentos de segurança, como a redução da velocidade e alertas sonoros, foram adotados”.
O que diz a VLI
A VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), esclarece que registrou na madrugada desta terça-feira (5), por volta das 3h30, uma ocorrência ferroviária em passagem em nível localizada na área central de Várzea da Palma, em Minas Gerais. O condutor de um ônibus tentou atravessar a linha férrea quando uma composição da companhia estava prestes a cruzar o local, que é devidamente sinalizado.
A empresa lamenta o registro e informa que todos os procedimentos de segurança, como a redução da velocidade e alertas sonoros, foram adotados. No entanto, não foi possível evitar o contato com o ônibus. O motorista teve apenas ferimentos leves. A Polícia Militar foi acionada.
Devido à ocorrência, três passagens em nível do município foram fechadas. Duas delas foram liberadas às 5h42. A outra será liberada tão logo equipes da VLI façam ajustes mecânicos na locomotiva, o que ocorrerá o mais breve possível. No entanto, como ela possui acessos secundários, o impacto no trânsito foi minimizado.
A companhia orienta a população a manter uma postura segura em relação a linha férrea, para evitar ocorrências. Uma das dicas é atravessar a linha férrea apenas em locais seguros e sinalizados, bem como parar, olhar e escutar antes da travessia.