Por Dentro de Minas (MG)

Família é vítima de injúria racial cometido por mulher no metrô de Belo Horizonte

Mulher é indiciada pela polícia pelo crime de racismo no Metrô de BH - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Índice Esconder
  1. Nota da CBTU-BH na íntegra

Uma família foi vítima de injúria racial no metrô de Belo Horizonte, na tarde deste domingo (5). ‘Negros fedidos, crioulos fedorentos, raça impura’, disse mulher que estava no mesmo vagão que o casal e a filha.

Mãe, pai e filha, de 52, 55 e 25 anos, disseram que foram surpreendidos pelos ataques racistas que começaram na Estação Central do Metrô de Belo Horizonte e prosseguiu até a Estação José Cândido da Silveira, no bairro Santa Inês, na Região Leste da capital. Os insultos só pararam quando seguranças da CBTU apareceram e a Polícia Militar (PM) foi acionada.

As agressões foram filmadas por testemunhas que estavam no mesmo vagão. A mulher de 54 anos afirma gritando: “Eu sou racista. Eu sou racista”.

De acordo com a Polícia Militar, a suspeita, as vítimas e testemunhas foram encaminhadas à delegacia de Polícia Civil. A mulher foi autuada pelo crime de injúria racial e teve a prisão em flagrante ratificada. Ela foi encaminhada ao sistema prisional.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos, responsável pelo Metrô de Belo Horizonte, informou que colocou à disposição para contribuir com a investigação dos fatos e ainda repudia qualquer ato de injúria racial e lamenta o ocorrido.

Nota da CBTU-BH na íntegra

A CBTU-BH tem conhecimento dos relatos de injúria racial que, infelizmente, aconteceram nas dependências da Companhia, no último domingo (6 de junho).

Assim que tomou conhecimento de que haviam usuários discutindo no interior do trem, o Centro de Monitoramento de Segurança (CMS) da CBTU-BH solicitou ao segurança da estação Santa Inês que embarcasse no metrô e verificasse a ocorrência. O empregado acompanhou a vítima e o infrator até a estação José Cândido, quando a vítima acionou a Polícia Militar.

Por volta de 16h a PMMG chegou até a estação, assumiu a ocorrência e conduziu os envolvidos à delegacia para prosseguirem ao registro do Boletim de Ocorrência. A segurança da CBTU foi dispensada de comparecer à Delegacia e, prontamente, se colocou à disposição para contribuir com a investigação dos fatos.

A Companhia declara que repudia qualquer ato de injúria racial e lamenta o ocorrido.

Família é vítima de injúria racial cometido por mulher no metrô de Belo Horizonte - Foto: Divulgação/CBTU
Família é vítima de injúria racial cometido por mulher no metrô de Belo Horizonte – Foto: Divulgação/CBTU
Comentários
Sair da versão mobile