Após mais de 40 dias, a greve do metrô de Belo Horizonte foi suspensa e na próxima segunda-feira (2) a circulação dos trens volta ao normal.
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), após uma assembleia na tarde deste sábado (30) os metroviários decidiram suspender a greve que foi a mais longa da história em Belo Horizonte.
De acordo com a companhia, os trens voltam a circular normalmente das 5h15 às 23h na próxima segunda-feira (2) para atender os usuários.
Greve
A mais longa greve de Belo Horizonte começou no dia 21 de maço com a alegação dos metroviários sobre falta de dialogo com o governo. Eles são contra a privatização do Metrô de BH, o que pode levar à demissão de cerca de 1,5 mil empregados.
Com a greve do metrô em de Belo Horizonte, as composições circulou apenas das 10h às 17h, fora dos horários de pico. A categoria descumpre a decisão do Tribunal Regional do Trabalho para o funcionamento nos horários de pico de 5h30 às 10h e 16h30 às 20h.
Assim, cerca de 70 mil pessoas foram afetadas diariamente. Nos dias úteis, aproximadamente 100 mil pessoas usam o metrô. Desde que a greve começou, o máximo de usuários atendidos foram menos de 34 mil.