Mais de 11 mil reclamações foram registradas em 2021 no sistema metropolitano de transporte público de passageiros de Belo Horizonte. Segundo o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG) responsável pelo transporte da Grande BH, as reclamações vão desde descumprimento do quadro de horários até o estado de conservação dos veículos.
O sistema metropolitano de transporte público de passageiros de Belo Horizonte tem ao todo 615 linhas. Somente as cinco piores linhas de ônibus metropolitano de Belo Horizonte contabilizam mais de mil reclamações dos usuários.
No ano anterior foram registrados 13.241 ocorrências relativas ao transporte metropolitano. Já em 2021, ocorreu 11,3 mil reclamações no sistema de transporte metropolitano, ou seja, uma queda de 14%.
As cinco principais ocorrências são: descumprimento de quadro de horários(4.110); estado de conservação do veículo (1.787); superlotação (1.717); outros, que representa uma situação diferente de todos itens disponibilizados (851) e recusa de passageiros (677).
Linhas mais reclamados em 2021
- Linha Verde / 5130 – Dom Pedro I – São José da Lapa – Estação Vilarinho (329 reclamações);
- Uniminas / 2290 – Bairro Nacional – BH (244 reclamações);
- Uniminas / 2390 – Ceasa – BH via Ressaca (155 reclamações);
- Metropolitano de Transporte / 3787 – Bairro Conceição Itaguá – BH (151 reclamações);
- Linha Verde / 501C – Terminal Morro Alto – BH via Av. Antonio Carlos (134 reclamações).
Linhas mais reclamados em 2020:
- Linha Verde / 521C – Terminal Justinópolis – BH via Av. Antonio Carlos (243 reclamações);
- Linha Verde / 505C – Terminal Morro Alto – BH – Hospitais via Av. Antonio Carlos / Paradora (211 reclamações);
- Uniminas / 2290 – Bairro Nacional – BH (188 reclamações);
- Linha Verde / 5130 – Dom Pedro I – São José da Lapa – Estação Vilarinho (184 reclamações);
- Via Amazonas / 1280 – Bairro Lindéia – BH via Cidade Industrial (146 reclamações).