A Prefeitura de Belo Horizonte retomará a prova de vida 2022 a partir de maio. Suspenso desde março de 2020 em razão da pandemia da Covid-19, o processo será reativado após a vacinação da maior parte da população, aliada à estabilidade dos indicadores epidemiológicos e assistenciais.
Todos os aposentados e pensionistas que recebem seus salários pela Prefeitura de Belo Horizonte e fazem aniversário em maio deverão comparecer presencialmente, a partir de 11 de maio, a qualquer agência ou posto de atendimento do Banco Bradesco (agência em que servidores recebem seus salários) para realizar a prova de vida.
A orientação é a de que os beneficiários dirijam-se a uma unidade bancária até 25 de maio – período em que a circulação de pessoas nesses espaços é menor. A previsão é que 1,68 mil beneficiários realizem o procedimento nesta primeira chamada.
A prova de vida será realizada até o final do ano e cada grupo deve ir presencialmente ao banco no mês de nascimento. A Prefeitura esclarece que não é necessário que os beneficiários que já fizeram aniversário em 2022 (nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril) realizem o processo neste ano. Nesses casos, eles terão obrigatoriedade somente em 2023.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Subsecretaria de Gestão Previdenciária e da Saúde do Segurado, a realização do recadastramento é obrigatória. O objetivo é confirmar que o aposentado/pensionista da Prefeitura está vivo e, assim, inibir possíveis irregularidades no recebimento de salário por terceiros. Ao todo, a Prefeitura conta com 20,2 mil aposentados e pensionistas.
Passo a passo
Diretamente no terminal de autoatendimento, insira o cartão Bradesco, selecione a opção “MAIS SERVIÇOS”, novamente a opção “MAIS SERVIÇOS”, depois selecione a opção 2 – “PROVA DE VIDA EMPRESAS E ÓRGÃOS” e, em seguida, opção 5 – “EFETUAR A PROVA DE VIDA”. Após esse processo, faça a leitura da biometria. Com a identificação, constarão na tela os dados do beneficiário para confirmação. Confira se as informações estão corretas e pressione “ENTRA”, mantendo a mão na leitora. Aparecerá na tela a mensagem “OPERAÇÃO REALIZADA”. Para finalizar, retire o comprovante impresso.
Caso o beneficiário não tenha a biometria cadastrada ou não consiga realizar a prova de vida pelo equipamento de autoatendimento por qualquer motivo, ele deverá apresentar os documentos originais de identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente do Bradesco.
O comprovante, impresso no equipamento, é a garantia que o recadastramento foi efetivado.
Prazo-limite
O aposentado ou pensionista que não efetuar a prova de vida até o último dia do mês de seu aniversário terá o pagamento do seu benefício suspenso até que regularize sua situação. Neste caso, o pagamento será retomado no mês seguinte após a realização da prova de vida, respeitando a data de processamento da folha de pagamento.
Exceções
Nas situações relacionadas abaixo, a prova de vida poderá ser realizada fora dos equipamentos de autoatendimento ou das agências do Bradesco.
1 – Se for pensionista menor de 18 anos de idade;
2 – Caso você esteja impedido de se locomover por questões médicas;
3 – Quando não possuir cadastro biométrico por qualquer motivo;
4 – Quando sua biometria não puder ser lida por qualquer motivo;
5 – Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
6 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.
Nesses casos, consulte este link para mais informações.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.