Uma assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (24) pelos metroviários decidiram pelo funcionamento apenas no horário de pico das estações e composições do trens. O metrô atende as cidades de Belo Horizonte e Contagem, na Região Metropolitana.
A assembleia conduzida pelo Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro) ocorreu na praça da Estação, na região central da capital.
Segundo Sindmetro-MG, as estações ficará abertas neste sábado (25) com os trens circulando nos horários de pico das 5h30 às 10h30, durante a manhã e no período da tarde das 17h30 até às 19h.
- Greve do metrô de Belo Horizonte fecha todas as estações
- CBTU-BH recorrer Justiça para impedir greve dos metroviários
- Greve do metrô em BH: metroviários decidem paralisar atividades a partir de quinta
Uma nova assembleia com os trabalhadores está marcada para a próxima terça-feira (28), quando será definida a continuidade da greve ou um novo fechamento total das estações por tempo indeterminado.
Escala mínima
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) responsável pelo metrô de Belo Horizonte recorreu à Justiça para impedir a greve dos metroviários prevista para a próxima quinta-feira (23).
Mas a CBTU, conseguiu apenas uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho que determinou o funcionamento da operação metroviária de 05h30 às 10h e das 16h30 às 20h, a partir do dia 23/12/2021. Nos dias 24 e 31/12 a determinação é que o horário da operação seja de 05h30 às 10h e das 16h30 às 23h.
O desembargador de plantão, Dr. Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, determinou uma multa pelo descumprimento de R$30.000,00 (trinta mil reais). A companhia informou que cerca de 80 mil usuários utilizam diariamente o metrô em Belo Horizonte.