A greve do metrô de Belo Horizonte e Contagem afeta a operação de todas as estações desde às 0h desta quinta-feira (23), mesmo após uma liminar da Justiça que pedia uma escala mínima de funcionamento durante os horários de pico.
A greve do metrô de Belo Horizonte foi anunciada no domingo (19) pelo Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG). Conforme a Sindimetro-MG, a decisão pela greve ocorreu após uma assembleia realizada pela categoria.
A categoria reivindicação que após o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionar a privatização do metrô a impossibilidade de transferência dos profissionais a outras unidades da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
- CBTU-BH recorrer Justiça para impedir greve dos metroviários
- Greve do metrô em BH: metroviários decidem paralisar atividades a partir de quinta

Escala mínima
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) responsável pelo metrô de Belo Horizonte recorreu a Justiça para impedir a greve dos metroviárias prevista para a próxima quinta-feira (23).
Mas a CBTU, conseguiu apenas uma limitar do Tribunal Regional do Trabalho que determinou o funcionamento da operação metroviária de 05h30 às 10h e das 16h30 às 20h, a partir do dia 23/12/2021. Nos dias 24 e 31/12 a determinação é que o horário da operação seja de 05h30 às 10h e das 16h30 às 23h.
O desembargador de plantão, Dr. Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, determinou uma multa pelo descumprimento de R$30.000,00 (trinta mil reais). A companha informou que cerca de 80 mil usuários que utilizam diariamente o metrô em Belo Horizonte.
Comerciantes
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) chegou a enviar um ofício ao Ministério Público do Trabalho e ao Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários de Minas Gerais solicitando a manutenção do funcionamento mínimo do metrô da capital.
“Entendemos e defendemos o direito legítimo à greve, contudo, sabemos que a mobilidade urbana é um fator essencial para a cidade, pois ela influi no fluxo de circulação de pessoas e na economia local. Estamos em um processo de retomada econômica e a diminuição das opções do transporte coletivo vai afetar diretamente as vendas de véspera do Natal, pois, sabemos que os dois dias anteriores à data são de grande movimentação”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.