Após uma assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (1º) no Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), os motoristas de ônibus de Belo Horizonte decidiram pela greve.
Escolha o Por Dentro de Minas como sua fonte de notícias no Google
Novo recurso permite definir quais portais você quer ver. Receba conteúdo de quem você já confia.
Na primeira assembleia durante a manhã, a categoria rejeitaram a proposta por 29 votos contra e 24 a favor. Em outra assembleia durante a tarde, com 125 votos contra e 24 a favor, os motoristas recusaram o reajuste oferecido pelos empresários.
A greve dos motorista de ônibus de Belo Horizonte está prevista para retornar nesta quinta-feira (2) à partir da meia-noite.
Reajuste
Os empresários ofereceram um reajuste de 9% no salário. Mas, a categoria reivindica um aumento de 9%, além da correção da inflação, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), e um intervalo máximo de 30 minutos entre as viagens.
- Greve de ônibus em Belo Horizonte é suspensa até sexta-feira (26)
- Greve de ônibus em Belo Horizonte: motoristas rejeitam proposta de empresários
Posicionamentos ao Por Dentro de Minas
SetraBH
O SetraBH informa que, mesmo diante do absoluto esgotamento financeiro das empresas de transporte da capital e da impossibilidade de arcarem com qualquer acréscimo de custos do sistema, foi apresentada aos rodoviários, com o objetivo de cessar o movimento grevista e não prejudicar a população da capital, uma proposta de reajuste salarial de 9%, além de correção no auxílio alimentação no mesmo índice, dentre outras reivindicações da categoria.Além da proposta apresentada ser satisfatória aos pleitos da classe laboral, o SetraBH formulou o mesmo índice proposto pelas empresas do sistema metropolitano e que foi aprovada em assembleia de 9 (nove) sindicatos de trabalhadores do transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).A notícia de rejeição da proposta por parte dos rodoviários da capital com a consequente retomada do movimento grevista a partir da meia-noite desta quinta-feira, dia 02 de dezembro de 2021, além de causar estranheza, sinaliza que a intenção desses trabalhadores é fazer uso da paralisação que muito prejudica toda a sociedade em detrimento de ganhos inviáveis e que jamais serão concedidos por parte das empresas.Diante disso, o SetraBH protocolou, na tarde desta quarta-feira, petição direcionada ao Exmo Desembargador 1º vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho – TRT/MG requerendo a renovação da ordem judicial para determinar à categoria laboral a imediata e irrestrita manutenção de 100% (cem por cento) da frota em circulação sob pena de aplicação de multa.
Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans)
Essa é uma negociação trabalhista entre o Setra e o sindicato dos Rodoviários. A BHTRANS vai monitorar as viagens e informar sobre o cumprimento do serviço mínimo de 60% exigido pela justiça do trabalho. Agentes da BHTRANS e da Guarda Municipal, estarão nas estações com o objetivo de orientar e garantir a segurança dos usuários.


GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







