Uma empresa de fretamento conseguiu nesta terça-feira (7) uma liminar na Justiça de Minas Gerai contra lei anti-fretamento. A liminar abstenha de autuar ou apreender qualquer veículo da empresa que esteja operando viagens por meio de plataformas eletrônicas, como a Buser.
A decisão que vale apenas para Capitão Turismo e Transporte, empresa de fretamento de ônibus, garante que o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) não realize nenhuma atuação ou apreensão de veículos.
A decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte do Tribunal de Justiça de Minas Gerais estabelece que o DER-MG “se abstenha de exercer qualquer ato que obstaculize a intermediação por meio de plataformas tecnológicas como a Buser” e a fiscalização pode apenas para garantir que as regras das agências reguladoras de transporte sejam cumpridas. “Entendo que, a princípio, as plataformas de facilitação da contratação, utilizadas pela impetrante para a formatação das suas viagens, não infringe nenhuma das condições estabelecidas nas autorizações fornecidas pela ANTT”.
O magistrado afirmou ainda na decisão que as plataformas tecnológicas reduzem custos e aumentam a produtividade das empresas de fretamento. A decisão ainda cabe recurso da decisão.
Lei anti-fretamento
A nova lei aprovada na Assembleia Legislativa de Minas que cria barreiras para o serviço de fretamento, chegou a ser vetada pelo governador Romeu Zema, mas o veto foi derrubado pelos deputados estaduais em novembro.
A lei restringe a atuação de plataformas de viagens de ônibus, como a Buser e veta que empresas operem utilizando-se do chamado circuito aberto e determina que forneçam ao DER-MG a lista de passageiros que vão viajar com uma antecedência de até seis horas antes do início da viagem.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.