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Belo Horizonte começa a testar ônibus elétrico

Teste tem previsão para durar 30 dias e veículo irá rodar em algumas linhas da capital
Belo Horizonte começa a testar ônibus elétrico - Foto: Divulgação/BHTrans
Belo Horizonte começa a testar ônibus elétrico – Foto: Divulgação/BHTrans

Começou a rodar nesta sexta-feira (12), um ônibus 100% elétrico no sistema de transporte coletivo municipal de Belo Horizonte. Durante os 30 dias de teste, o veículo circulará por diferentes linhas.

O ônibus circulará durante 30 dias na capital, oportunidade em que será realizado um estudo para avaliar o desempenho, o consumo, a emissão de poluentes atmosféricos e emissão de ruídos, além de verificar a viabilidade técnica e econômica de sua utilização no sistema de transporte público na capital.

Serão utilizadas várias linhas, para verificar o desempenho em diferentes topografias e itinerários, além de possibilitar que mais usuários possam avaliá-lo. A operação será em média, de uma semana em cada linha.

Veja abaixo o cronograma por linhas

  • 9250 – Caetano Furquim/Nova Cintra via Savassi (a partir do dia 12);
  • 5503A – Goiânia A;
  • 9105 – Nova Vista/Sion ;
  • 815 – Estação São Gabriel/Conjunto Paulo VI.

O presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, enalteceu a viabilidade dessa parceria importante para a mobilidade urbana de Belo Horizonte. “A Prefeitura de Belo Horizonte dá mais um passo em busca de uma cidade cada dia mais sustentável. O teste com o ônibus elétrico é fundamental para avaliarmos seus benefícios, eventuais desafios e também a aceitação dos usuários do transporte coletivo da capital. Essas informações vão ajudar no planejamento do futuro da mobilidade em Belo Horizonte, em que o caminho natural em todas as grandes cidades do mundo é a busca por um transporte utilizando energia limpa”.

“Para que Belo Horizonte possa cumprir os compromissos assumidos nacional e internacionalmente na redução de emissões de gases de efeito estufa, deve-se considerar uma frota de veículos coletivos que utilize energia limpa e renovável. A Secretaria de Meio Ambiente realizará o monitoramento das emissões e poluição, comparando o desempenho de um veículo movido a energia elétrica a um alimentado pelo tipo de combustível do tipo fóssil que se utiliza habitualmente na frota, o diesel”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck.

Danilo Gusmão, presidente da Cemig SIM, ressaltou a parceria que viabilizou o projeto oferecendo energia renovável proveniente de fazendas solares para abastecer o ônibus elétrico. “No momento em que o mundo está discutindo as questões climáticas na COP26, a Cemig SIM reafirma seu compromisso com a oferta de energia limpa e renovável para os mineiros. Dessa forma estamos contribuindo com melhoria da vida das pessoas e do meio ambiente”.

O Projeto Mobilidade Elétrica é fruto de uma parceria do ICLEI/TAP (Governos Locais pela Sustentabilidade / Programa da Ação Transformadora) com a Prefeitura de Belo Horizonte / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Cemig SIM. Envolve, também, o WRI Brasil na promoção de estudos e ações conjuntas nas áreas de mobilidade e desenvolvimento urbano sustentável do Município de Belo Horizonte.

Avaliação dos usuários

Durante o período de teste, os usuários poderão compartilhar suas percepções sobre o desempenho, o conforto, o nível de ruído e a sustentabilidade por meio de uma pesquisa on-line, usando um QR Code, que estará disponível em cartazes dentro do ônibus. Clique aqui e confira a pesquisa

O teste

O desempenho do ônibus elétrico terá os seguintes itens avaliados:

– Adaptabilidade às condições climáticas;

– Adaptabilidade aos tipos de solo e relevo;

– Níveis de emissão dos poluentes atmosféricos (gases de efeito estufa – GEE, outros gases e material particulado) a serem evitados com a operação do ônibus elétrico;

– Níveis de emissão de ruídos a serem evitados com a operação do ônibus elétrico;

– Consumo de energia elétrica e autonomia das baterias em condições normais e severas.

Ônibus elétrico

O veículo da BYD é um modelo K9A do tipo Padron, piso alto, suspensão pneumática e ar condicionado, carroceria Marcopolo Torino, comprimento 12,6 metros, com três portas, área reservada para cadeira de rodas, capacidade de 36 passageiros sentados e capacidade total média de 72 passageiros. A autonomia das baterias é em média de 210 Km.

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