Normalmente, quando pensamos em questões sobre o sono e áreas relacionadas, costumamos ter nossa mente focada em elementos como o significado dos sonhos. O que será que significa sonhar com dinheiro, com gatos ou com dentes? No entanto, existem elementos que são mais importantes a ter em mente e que, em alguns casos, podem trazer danos sérios para a sua saúde. Por exemplo, você sabe o que é apneia do sono?
Essa situação acontece todas as noites com todos nós, mas em alguns casos, ela pode ser tão grave que realmente coloca a vida das pessoas em risco. Existem casos de pessoas que morreram por causa da apneia do sono, por exemplo. Não é tão comum quanto a insônia, outro problema do sono que afeta 40% dos brasileiros, mas é algo a ter em mente para se prevenir. Se você sente que dorme e não consegue descansar, a resposta pode estar em descobrir o que é apneia do sono.
Quer aprender o que é apneia do sono e como resolvê-la? Então siga a leitura do artigo abaixo!
O que é apneia do sono?
A apneia do sono é um evento que acontece de maneira muito leve e superficial com todas as pessoas, mas que em estágios muito sérios e avançados é extremamente perigosa. Basicamente, é um processo que causa obstrução nas vias respiratórias quando dormimos por causa da desregulação dos músculos da faringe. Basicamente, o que acontece é que os músculos ficam desregulados e afetam a troca de ar na respiração.
Em versões muito mais simples e leves, um dos sintomas da apneia é o ronco. Isso mesmo: nós roncamos porque a troca de ar acontece com os músculos desregulados, o que faz com que eles vibrem (e, dessa vibração, vem o barulho do ronco). Já em estágios mais graves, os músculos fecham completamente e a pessoa fica sem respirar. Para voltar a respirar, o corpo “desperta” (ainda que a pessoa não lembre disso de manhã) e volta a respirar normalmente, com o ciclo repetindo constantemente durante a noite.
Existem alguns sintomas que ajudam a identificar a apneia do sono, embora apenas profissionais médicos com especialidade no sono possam realmente diagnosticar o problema. Os principais sintomas da apneia do sono são:
- roncar bastante durante o sono;
- acordar várias vezes durante a noite (ainda que você mesmo não lembre disso pela manhã);
- ter paradas de respiração ao dormir;
- ter dificuldade para acordar;
- ter muito sono e cansaço durante o dia;
- acordar com dor de cabeça;
- ter baixo rendimento no trabalho ou estudos;
- ter perda de memória e de concentração.
O que causa a apneia do sono?
Como explicado, a causa da apneia do sono é a desregulação dos músculos da laringe. No entanto, o que causa essa questão? Quais são os problemas que dão origem a essa situação?
Um dos principais problemas que causa a apneia do sono é a má formação da mandíbula e do arco da boca da pessoa. Isso pode ter várias origens e, no final, faz com que estejamos mais tempo a respirar pela boca do que pelo nariz. Para compensar esse movimento, nosso corpo vai se adaptando até que a desregulação dos músculos da laringe ocorra.
Além disso, há também uma série de hábitos negativos que influenciam nessa questão. Dentre eles, está o consumo excessivo de álcool, fumar, uso de remédios para dormir e sobrepeso.
Portanto, uma vida mais saudável tende a evitar que a apneia do sono aconteça e cause problemas com consequências sérias para as pessoas.
E por falar nisso…
Quais os riscos?
Conviver com a apneia do sono traz muitas consequências negativas para a pessoa. Nos casos mais leves, ela faz com que seja mais difícil dormir (tanto para quem tem a apneia, como para quem dorme no mesmo quarto) por causa dos roncos.
Já em casos mais graves, a apneia pode levar a parada respiratória durante o sono e, infelizmente, causar óbitos. É claro que isso não é “comum”, mas pode acontecer.
Como resolvê-la?
Atualmente, o tratamento mais comum para a apneia do sono está nas máquinas que enviam constantemente ar pelas vias respiratórias do paciente para evitar que os músculos da laringe desloquem.
Esse tratamento é muito desconfortável e é difícil dormir com a máquina, mas é a solução mais comum no momento.
Além dela, existem outras ações que podem trazer bons resultados, desde o uso de aparelhos ortodônticos específicos até a adoção de hábitos mais saudáveis.
Agora que você já sabe o que é apneia do sono, entendeu quais são os riscos dessa situação, o que a causa e como resolvê-la, é importante que você faça uma análise do seu sono para entender se está sofrendo dessa situação e o quão grave ela é em seu caso. Com esse diagnóstico, será possível investigar a causa do problema e traçar ações para resolvê-lo o mais rapidamente possível.
E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas entendam o que é apneia do sono!