A Secretaria Municipal Saúde de Contagem realizou durante a semana ações de combate ao carrapato estrela e prevenção da febre maculosa. Nos dias 10 e 12 agostos, duas pessoas da mesma família morreram com a doença na região do bairro Nacional.
Segundo a Prefeitura de Contagem, a região onde ocorreu os óbitos em 2017, é considerada endêmica, é monitorada pela Secretaria de Saúde. Em 2019, quando houve um surto de FMB nessas áreas as ações foram intensificadas.
A SMS, realizou panfletagem para os moradores da área do entorno com visita a 1.305 residências, além da borrifação com produto específico de combate ao carrapato estrela em 719 residências nos quarteirões dentro de 500 metros do caso. A equipe de Zoonoses e Epidemiologia se reuniu com a Zoonoses de Belo Horizonte para alinhar ações em parceria no território da divisa dos municípios. Está programado para as próximas duas semanas a roçada e a capina da região.
Conforme o superintendente de Vigilância em Saúde, José Renato de Rezende Costa, a região fica sob observação e vigilância por um período de até 10 anos. “É muito importante que a população tenha conhecimento de que isso não é uma situação espalhada por todo o município, mas uma situação que todos devem ficar alerta uma vez que já temos a circulação da bactéria Rickettsia rickettsii que é a causadora da febre maculosa. As pessoas podem acionar o controle de Zoonoses em caso de dúvida em relação ao carrapato, que fazemos a captura destes para identificar se é o vetor da FMB”, disse.
Cuidados necessários para evitar a doença
- Use roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato;
- Use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas;
- Evite andar em locais com grama ou vegetação alta.
- Use repelentes de insetos: atualmente já existem repelentes contra carrapatos no mercado.
- Verifique se você e seus animais de estimação estão com carrapatos: após três horas de exposição a áreas de risco é preciso verificar se há a presença de algum carrapato no corpo. Após esse período, o inseto já terá transmitido a bactéria para a pessoa.
- Remova um carrapato com uma pinça: pegue com cuidado o carrapato. Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água.
- Quanto mais rápido uma pessoa retirar os carrapatos de seu corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos insetos.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.