Dando continuidade à imunização da população contra a covid-19, a Prefeitura de Betim começa a vacinar, a partir desta sexta-feira (9), os trabalhadores industriais. O primeiro público, dentre eles, será o dos funcionários da Refinaria Gabriel Passos (Regap). Eles serão imunizados na própria empresa e a expectativa é que 2.000 profissionais sejam vacinados até a próxima terça-feira (13).
Com a chegada de um novo lote de vacinas contra a covid-19, a Prefeitura de Betim ampliará a imunização para as demais empresas do ramo industrial que estão instaladas no município. As datas serão divulgadas na próxima semana.
“O município iniciará este importante passo para a imunização do setor produtivo de nossa cidade, que está previsto no Plano Nacional de Imunização. A expectativa é vacinar cerca de 50 mil pessoas que compõem este setor estratégico para a economia de Betim e do Estado. Serão montados postos de vacinação que atenderão estes trabalhadores e haverá cooperação dos departamentos de saúde das empresas de maior porte. O ritmo da imunização obedecerá o recebimento de doses encaminhadas pelo Governo de Minas Gerais para esse público específico. É importante verificar se a empresa se enquadra nos critérios estabelecidos no Plano Federal”, afirmou Augusto Viana, secretário municipal de Saúde.
No ato da vacina, os trabalhadores precisam apresentar documentos comprobatórios como carteira de trabalho, crachá funcional ou contracheque com documento de identidade, além da declaração da empresa com indicação de CNAE e sua descrição.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que os trabalhadores industriais residentes em Betim cuja idade esteja contemplada pelo cronograma de vacinação podem ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para serem imunizados.
Cronograma de vacinação para a população em geral
– quarta-feira (7), 45 anos;
– quinta-feira (8), 44 anos;
– sexta-feira (9), 43 anos.
Trabalhadores registrados dos seguintes setores industriais serão contemplados
– produção, transformação e extração florestal, de petróleo, gás e minerais;
– fabricação de alimentos, bebidas, calçados e acessórios, derivados do petróleo e biocombustível, fumo, máquinas e equipamentos, móveis, papel e celulose, produtos de metal, de minerais não metálicos e metalurgia, produtos químicos, farmoquímicos, e farmacêuticos, roupas e tecidos;
– produção e manutenção de veículos e outros equipamentos de transporte, bem como atividades auxiliares dos transportes;
– coleta, produção e tratamento de energia, gás, água, esgoto, resíduos;
– atividades de correio e entregas, de telecomunicações, de impressão, gravação e reprodução;
– construção civil;
– atividades de educação, saúde e segurança dos trabalhadores da indústria.
A lista completa de atividades da indústria está no Plano Nacional de Imunização.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.