TCC é obrigatório na pós-graduação?

O TCC é importante para garantir aos alunos uma ideia maior de pesquisa e conhecimento científico, porém, não é mais obrigatório para pós-graduação, saiba o por que
Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

A partir do ano de 2018, o TCC nas pós-graduações deixou de ser uma obrigação, ou seja, os alunos podem optar por fazer ou não um trabalho de conclusão de curso antes da formação oficial da especialização, porém, ainda existem instituições que não abriram mão da obrigação do trabalho, já a maioria das pós-graduações ead optaram por deixar os alunos decidirem a respeito do TCC.

A seguir, algumas informações sobre o TCC nas pós-graduações, e algumas vantagens em relação a ele não ser mais obrigatório. Tire essa e outras dúvidas a seguir. 

O que é o TCC?

O TCC é o trabalho de conclusão de curso feito para os universitários a comprovarem o quanto aprenderam no decorrer do curso escolhido. Existem diferentes formatos do TCC, depende muito da graduação ou pós-graduação feita, e como a instituição trabalha com isso também. 

O trabalho pode ser elaborado como um estudo de caso, monografia, projeto, revista, etc. E o melhor estilo a ser feito é muito dependente do curso também, se será uma pós-graduação ead em educação ou direito, por exemplo.

O principal intuito de um trabalho de conclusão de curso, é dar a experiência aos alunos de ter um conhecimento científico e saber passar esse conhecimento a demais pessoas.

TCC na pós-graduação: fazer ou não fazer?

Caso na instituição de ensino na qual você optou por fazer uma pós-graduação a distância deixar o TCC como opcional, a escolha e fazer ou não passa a ser somente sua, saiba que se você preferir fazer o TCC para se sentir realmente finalizando o curso e também para ter a experiência de um projeto mais científico, a instituição tem a obrigação de corrigi-lo e te dar nota sobre ele. 

Geralmente os cursos de pós-graduação ead em ciências sociais, negócios e direito são bons cursos de se pensar em elaborar um TCC, pois provavelmente, trabalhar com projetos científicos sempre estará no seu meio profissional. 

Vantagens de fazer um TCC, mesmo que não seja obrigação:

Uma das principais vantagens ao optar por fazer um TCC na pós-graduação, mesmo que não seja obrigado, é a produção do material de pesquisa, que irá aprimorar seus conhecimentos e fazer com que em escalas profissionais futuras, esses conhecimentos se tornem base para você virar um destaque ou ter um diferencial. Além disso, tem a chance de garantir pontuações extras durante o curso, que pode ajudar a passar o semestre tranquilamente. 

Vantagens ao optar por não fazer um TCC na pós-graduação:

A garantia de economia de tempo e focar mais nas provas e atividades obrigatórias pode ser uma das principais vantagens ao não fazer o trabalho de conclusão de curso quando não é obrigatório. 

Além disso, a carga horária para o aluno ficará mais flexível, dando a chance de pessoas até mesmo com a rotina super corrida, terem a chance de se especializarem em alguma área, garantindo maiores chances no mercado de trabalho.

Total
0
Shares
Reportagem Anterior

Como funciona a entrega discreta do sex shop online?

Próxima Reportagem

Franquia de escovaria é a solução no atendimento rápido e com qualidade


Postagens Relacionadas