PBH anuncia abertura de bares e restaurantes e data para acompanhamento escolar

Bares e restaurantes de da capital estão autorizados a funcionar todos os dias da semana com horário ampliado
Foto: Amira Hissa/PBH
Foto: Amira Hissa/PBH
Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

O prefeito Alexandre Kalil anunciou nessa quarta-feira (9) avanços no processo de reabertura das atividades econômicas e de serviços de Belo Horizonte. Bares e restaurantes de da capital estão autorizados a funcionar todos os dias da semana, inclusive aos domingos, das 11h às 22h, a partir de sexta-feira (11). A exceção será no próximo sábado (12), dia dos namorados, quando poderão ficar abertos até a 1h do dia 13. Música ao vivo e telão para exibição de jogos esportivos continuam proibidos.

Já as escolas de ensino fundamental – crianças até 12 anos – poderão funcionar com esquema de acompanhamento personalizado a partir de 21 de junho, embora os parâmetros ainda não permitam retorno total das atividades presenciais. Um regra transitória será publicada pelo Município, contendo medidas mais restritivas em relação ao protocolo vigente. Entre elas, que as atividades presenciais em escolas de ensino fundamental autorizadas deverão, além de observar o protocolo específico publicado em portaria da Secretaria Municipal de Saúde, ser restritas a grupos (bolhas) de no máximo seis alunos simultaneamente no mesmo espaço; ocorrer no máximo duas vezes por semana e com até 3 horas de duração por dia e por grupo.

Um decreto com as novas regras será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de sexta-feira, dia 11. O avanço na retomada das atividades econômicas e de ensino na capital foi possível graças à estabilidade nos índices epidemiológicos em Belo Horizonte – medidos pelo fator de transmissão e ocupação de leitos de UTI e enfermaria Covid. Nesta quarta-feira, o RT apresentado foi de 0,95, na faixa verde. A ocupação de UTIs está em 77,7% (faixa vermelha) e de enfermaria em 60,5% (faixa amarela).

“A minha opinião pessoal, e acho que o sofrimento de todos nós tem limite, é que o vírus pela primeira vez está achando um adversário, que é a responsabilidade do uso da máscara, do distanciamento e principalmente da vacina”, afirmou o prefeito Alexandre Kalil, que ressaltou ainda a importância da vacinação para o controle da pandemia.

A decisão sobre o acompanhamento personalizado nas instituições de ensino foi tomada levando em consideração os indicadores epidemiológicos e a análise do Matriciamento de Risco (MR), além da vacinação de professores.

Parques de diversão, inclusive no interior de shoppings e galerias, também poderão funcionar diariamente a partir desta sexta-feira (11).

Total
0
Shares
Reportagem Anterior
Polícia prende jovem com mais de 1700 pinos de cocaína em Sete Lagoas - Foto: Divulgação/PCMG

Polícia prende jovem com mais de 1700 pinos de cocaína em Sete Lagoas

Próxima Reportagem

Recurso de multa por estacionar no acostamento


Postagens Relacionadas