A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (19) a operação “Buraco na Pista”, para combater extração ilegal de minério em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo a PF, as investigações começaram em julho de 2020 após identificarem que os envolvidos efetuaram extração ilegal de minério de ferro de pista paralela à BR-040, na altura do km 569, simulando atividades de terraplanagem.
Para tanto, os investigados requereram autorização à concessionária da rodovia e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para melhoria de acesso a terreno por meio de utilização da faixa de domínio. Em vez da aludida obra, teriam realizado extração ilegal de minério, já que não dispunham da licença ambiental necessária. Foram criadas empresas fictícias para a empreitada.
A PF representou por seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de Belo Horizonte e cumpridos em Itaúna (cinco) e Nova Lima (um). O material apreendido será analisado e periciado, contribuindo para robustecer as provas já existentes.
Indiciados
Quatro pessoas foram indiciadas pelos crimes tipificados no artigo 55, da Lei nº 9.605/98; artigo 2º, caput e §1º, da Lei nº 8.176/91; artigo 1º, caput (conduta “dissimular”), da Lei nº 9.613/98; art. 2º, caput, da Lei nº 12.850/2013; artigo 299, do Código Penal. Eles podem cumprir até 29 anos de prisão, se condenados. Há outros três inquéritos policiais em que são investigados por crimes semelhantes.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.