O Por Dentro de Minas é um portal de notícias de Belo Horizonte e todo o estado de MG. Últimas notícias, informações em tempo real do trânsito, previsão do tempo, agenda cultural, emprego, colunas, blogs e coberturas especiais.

Prefeitura reabrirá BH Resolve com atendimento agendado

Agenda no portal estará liberada para marcação a partir desta quinta-feira (29)
BH Resolve - Foto: Divulgação/PBH
BH Resolve – Foto: Divulgação/PBH
Por Dentro de Minas - Google News

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de maio, a Central de Relacionamento BH Resolve voltará a atender presencialmente a população, conforme PORTARIA SMPOG Nº 020/2021, publicada no Diário Oficial desta terça-feira, dia 27. O retorno é gradual, para casos específicos que não podem ser atendidos pela internet ou aqueles voltados às pessoas em situação de vulnerabilidade. Serão ofertados, inicialmente, 86 serviços na unidade.

A Prefeitura de Belo Horizonte orienta o público a comparecer ao BH Resolve somente mediante agendamento on-line. A agenda no portal estará liberada para marcação a partir desta quinta-feira, dia 29. É importante que o usuário confira antes se o serviço desejado só pode ser solicitado presencialmente ou se deve ser feito pelos canais eletrônicos (portal da Prefeitura ou PBH APP). Para essa consulta, basta acessar o Portal de Serviços e selecionar o que precisa.

“As pessoas devem continuar evitando deslocamentos desnecessários e, por isso, devem ser priorizados os serviços on-line. Os canais de atendimento digitais, além de simplificar o acesso, possibilitam que as solicitações possam ser feitas em qualquer dia, a qualquer hora, sem filas e custos com deslocamentos”, disse o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos.

Segundo o secretário adjunto, nos últimos quatro anos a Prefeitura ampliou gradativamente os serviços on-line, o que contribuiu nesse processo. Dos 755 serviços disponibilizados no BH Resolve antes da Covid-19, 85% já podia ser solicitado eletronicamente. Para os outros 15%, parte não houve necessidade para disponibilização digital, como biometria do TRE (suspensa) e o cartão de benefício para idoso (pode ser substituído pelo RG no ônibus).

“Os últimos anos foram marcados pela intensificação de medidas de desburocratização, simplificação e oferta de serviços digitais ao cidadão em geral e empreendedores da cidade. Somente nesse período de pandemia, 136 serviços ao cidadão passaram a ser on-line, além de diversos outros disponíveis no aplicativo PBH App, que conta hoje com 73 serviços.”, informou Jean Mattos.

Atualmente, o Portal de Serviços consolida informações sobre 1.135 serviços prestados pela Prefeitura. Desses, 550 podem ser solicitados pela internet.

Instruções para atendimento no BH Resolve

Para ser atendido, o usuário deve marcar dia e horário (dias úteis, entre 8h e 17h), neste link. No dia agendado, o acesso se dará exclusivamente pela portaria da rua dos Caetés, 342, Centro, com a adoção de controle de fluxo de entrada e saída e medidas de distanciamento. A entrada só será permitida com 15 minutos de antecedência do horário marcado e pessoas sem agendamento não terão acesso ao local.

O BH Resolve não atenderá serviços de emissão de guias da Secretaria de Fazenda, como a de IPTU. Para impressão gratuita dessas guias, o cidadão deverá acessar o Portal da Prefeitura ou fazer o pedido em alguma unidade dos Correios.

Protocolos

  • Regras foram criadas para a segurança dos cidadãos e também dos funcionários e colaboradores, como medidas de constante higienização e distanciamento.
  • O BH Resolve não será mais um local de livre acesso. Para entrar na unidade o cidadão deve necessariamente agendar o serviço.
  • O cidadão só poderá entrar na unidade 15 minutos antes do horário agendado para o atendimento.
  • Nos casos de atendimentos agendados entre 8h e 8h15min, o acesso será permitido somente às 8h.
  • É vedado o acesso de acompanhantes, exceto nos casos de necessidade comprovada. Na hipótese de agendamento para mais de um serviço, o cidadão poderá permanecer no BH Resolve se o intervalo de tempo entre os agendamentos for de no máximo 30 minutos.
  • É vedada a permanência na unidade após a finalização do atendimento.
  • O uso adequado de máscara e higienização das mãos com álcool 70% é obrigatório para acesso e permanência no BH Resolve.
  • A Prefeitura adotará as medidas necessárias para realizar o atendimento de forma segura, nomeadamente, respeitando o distanciamento entre os trabalhadores e os cidadãos, disponibilizando álcool 70% para higienização das mãos e intensificando a frequência da limpeza do ambiente.

O BH Resolve reabriu em 28 de setembro, mas suspendeu suas atividades em 15 de março, após o agravamento da pandemia da Covid-19 em Belo Horizonte.

Para ler mais notícias do Por Dentro de Minas, clique em pordentrodeminas.com.br. Siga também o Por Dentro de Minas no Facebook, no Twitter e por RSS
Total
322
Comp.
Relacionados