Em uma rápida atuação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), 507 botijões de gás foram recuperados, nesta quarta-feira (31), em um depósito no bairro Ribeiro de Abreu, região Leste de Belo Horizonte. No local, o proprietário do depósito foi preso em flagrante por receptação. A carga teria sido roubada, no dia anterior (30), no bairro Jardim Vitória por três indivíduos, e um deles foi identificado e também preso em flagrante pela PCMG, na cidade de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A ação foi da equipe de policiais civis da Delegacia Especializada em Investigação e Repressão a Crimes Rurais, pertencente ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri).
Com a notícia do roubo, os policiais civis identificaram o local onde a carga estava, além de conseguirem localizar um dos suspeitos envolvido no roubo da carga. Segundo o delegado José Luiz Quintão, responsável pela equipe, “na manhã de ontem (30/3), um caminhão, transportando a carga, foi roubado na BR381, altura do bairro Nazaré, em BH, e o motorista foi mantido refém por mais de três horas pelos assaltantes, que tomaram o veículo mediante assalto usando arma de fogo, e a carga foi subtraída”. Ele explica que os botijões foram descarregados em um depósito, no bairro vizinho, e como o proprietário não possuía nota fiscal do material, foi autuado por receptação. “Poucas horas depois, a equipe da Delegacia Especializada em Investigação e Repressão a Crimes Rurais do Depatri conseguiu localizar e recuperar os botijões roubados. A carga se encontrava em um depósito de gás, situado na região Leste da capital, e o proprietário foi conduzido ao Depatri, onde foi instaurado um procedimento de flagrante, com a prisão ratificada pela prática do crime de receptação qualificada, por adquirir e revender produtos no exercício de atividade comercial, cuja pena varia de três a oito anos de prisão”, detalha. “Já na parte da tarde, um dos integrantes da quadrilha atuante em roubo desse tipo de carga também foi identificado e encaminhado ao Depatri, onde teve sua prisão em flagrante por roubo qualificado pelo concurso de pessoas e por ter mantido a vítima refém, restringindo a sua liberdade – pena de quatro a 10 anos, agravada de 1/3 à metade, em razão dessas circunstâncias qualificadoras”, garante.
Com o homem, de 27 anos, um dos integrantes do grupo criminoso, foi apreendida uma réplica de arma de fogo utilizada no roubo. Ele e o proprietário do depósito de gás, onde foi localizada a carga roubada, foram encaminhados ao sistema prisional, à disposição da Justiça. A carga recuperada e o caminhão foram restituídos às vítimas. “Essa pronta e rápida resposta dada pela equipe de investigação, que localizou e recuperou essa carga roubada, poucas horas após, bem como as prisões em flagrante de um dos autores do roubo e do receptador, demonstram que a Polícia Civil tem focado nessa atuação qualificada em desfragmentar essas quadrilhas e dar a efetiva resposta aos receptadores, que são os grandes responsáveis, fomentadores dessa atividade criminosa”, afirma o delegado. Para ele, “só existe quem rouba porque existe quem compra para revender de forma clandestina no mercado”, conclui.