Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Como ter qualidade de vida no trabalho: dicas essenciais

Segundo pesquisas da Stress Management Association, 9 em cada 10 brasileiros sentem sintomas de ansiedade relacionados ao trabalho.

Embora apresentar um ambiente mais saudável e propício para a felicidade do colaborador seja um assunto bastante discutido entre os gestores corporativos, ainda há um longo caminho a seguir.

Isso porque o índice de qualidade de vida no trabalho segundo a Sodexo ainda é de 5,83/10, levando em consideração fatores como ambiente físico, facilidade e eficiência, saúde e bem-estar, etc.

Pensando nisso, apresentamos aqui algumas dicas para gestores construírem um ambiente de trabalho mais saudável para todos. Acompanhe!

O que é qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida no trabalho é o resultado de um conjunto de ações tomadas pelas empresas para proporcionar um melhor ambiente corporativo para seus funcionários.

Em outras palavras, é o nível de satisfação do colaborador dentro do clima organizacional.

Sendo importante que a empresa ofereça ao funcionário tanto bens materiais como tecnologia para facilitar seu trabalho, além de cuidar e valorizar o seu capital humano.

Qual a importância de um ambiente saudável no trabalho?

Ter colaboradores mais motivados e felizes com a empresa em que trabalham, os torna mais produtivos, resultando em resultados positivos para a empresa.

Além de incentivar os profissionais a evoluírem em suas funções e desenvolver suas carreiras.

Segundo o mesmo levantamento da Sodexo, companhias que se preocupam com o bem-estar dos seus profissionais são 86% mais produtivas.

Já em um cenário onde a organização não valoriza seus funcionários, a empresa sofre com uma série de problemas, como custos demissionais e uma elevação na rotatividade precoce do seu quadro de funcionários.

O que gera custos financeiros e pode trazer danos para o posicionamento da marca.

Ou seja, uma empresa que valoriza e investe em seu capital humano é muito mais competitiva no mercado, pois reflete diretamente na imagem e lucro da organização.

Como ter qualidade de vida no trabalho: Veja 5 dicas!

Para desenvolver um ambiente saudável e motivador para o funcionário, é necessário que ele se sinta bem fisicamente e emocionalmente.

Levando isso em consideração, confira agora 5 dicas para manter seus colaboradores felizes e produtivos em seu ambiente de trabalho.

Incentive sempre a organização de tarefas e o cumprimento de prazos

A organização é a chave de tudo.

Incentive os gestores e líderes da empresa a delegar as tarefas diárias e prazos com total clareza para os seus subordinados.

Cada um sabendo seu papel, há a diminuição de estresse e pressão por causa de prazos apertados ou ruídos na comunicação que podem resultar na falta de união da equipe.

Invista em seus funcionários

Fala os seus funcionários saberem que são valorizados.

Ofereça com frequência treinamentos e cursos para que os colaboradores possam crescer profissionalmente e estar bem preparados para os desafios de suas funções.

Crie um ambiente de trabalho saudável e seguro

É muito importante que os equipamentos sejam ergonômicos e seguros para os colaboradores, para que os mesmos não sofram com dores que impeçam seu bem-estar e produtividade no trabalho.

Além disso, cuide bem da iluminação e da climatização do ambiente. Locais confortáveis melhoram a concentração e foco no trabalho.

Mostre que sua empresa valoriza a opinião dos funcionários

A época de líderes autoritários e que não são abertos com os seus colaboradores já passou.

É preciso criar um ambiente aberto para que gestores e funcionários possam tratar de aspectos positivos e negativos sobre os processos internos da companhia e sobre os próprios membros da equipe.

Flexibilização na jornada de trabalho

O horário de trabalho é um dos fatores que pesa muito na qualidade de vida no trabalho.

Principalmente em grandes cidades, onde o trânsito em horários de pico pode levar horas, os colaboradores podem perder muito tempo do seu horário livre e resultar em estresse.

Os líderes podem observar a rotina dos colaboradores e flexibilizar horários sempre que possível e, até, se necessário, investir no home office.

Invista em uma gestão ocupacional profissional

Caso seja uma tarefa desafiadora, você pode optar por contratar uma empresa especializada em gestão ocupacional para cuidar do bem-estar dos seus colaboradores.

Na Veiga Gestão há a integração de tecnologia e experiência para trazer o melhor para os seus funcionários, desde laudos de engenharia, treinamentos e atendimento médico e laboratorial.

Tudo com seriedade, confiança e compromisso de décadas de experiência. Vale a pena conferir!

Comentários
Sair da versão mobile