Durante operação para cumprimento de mandado de busca e apreensão, em Contagem, Região Metropolitana, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) resgatou, nessa quinta-feira (4/2), duas cadelas da raça pitbull, que estavam no quintal de uma casa, em local insalubre. Um homem, de 30 anos, suspeito de cometer maus-tratos aos animais, será indiciado pelo crime.
O delegado Pedro Henrique Batista Vieira explica que as investigações iniciaram após a PCMG tomar conhecimento dos fatos, por meio de uma representante da Comissão de Direito Animal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo a denunciante, estava circulando um vídeo nas redes sociais que mostrava um indivíduo enforcando um cachorro pela coleira, gerando sofrimento ao animal.
“A partir daí, nós começamos a monitorar a residência; uma equipe se deslocou ao local. Nesse primeiro momento, os cachorros, em razão da repercussão desse vídeo, foram retirados pelo proprietário e encaminhados para outro local. Nós monitoramos a residência e, concomitantemente, instruímos o procedimento e representamos pela autorização judicial para busca e apreensão”, conta o delegado.
Tão logo a PCMG identificou que os animais teriam retornado ao imóvel, policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão na casa. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para que o resgate dos animais fosse concluído de forma segura.
Os cães foram encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses e, posteriormente, serão levados a uma instituição de apoio e cuidado ao animal. A partir daí, poderão encontrar um novo tutor.
Já o suspeito deve responder por maus-tratos a animais, considerando a Lei Sansão, aprovada em setembro do último ano. “Tratando-se de crimes de maus-tratos contra cães e gatos, a pena passou de três meses a um ano, para dois a cinco anos de prisão”, afirma o delegado.
Pedro Henrique alerta ainda para que as pessoas denunciem esse tipo de crime. “Podem entrar em contato, fazer denúncia anônima via do 181. A Polícia Civil está à disposição para investigar os fatos e punir os culpados”, conclui.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.