Nesta quinta-feira (11/2), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Transporte Seguro, que resultou na autuação em flagrante de três proprietários de uma empresa investigada por crimes ambientais. As atividades irregulares ocorriam na região Oeste de Belo Horizonte.
A ação policial, desencadeada em parceria com a equipe de Fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), teve por objetivo averiguar denúncias de transporte irregular do empreendimento. “Constatamos diversas irregularidades, tais quais falta de alvará de localização e funcionamento e ausência de licenças ambientais”, explicou o delegado responsável pela investigação, Luiz Otávio Braga Paulon.
Três homens – de 50, 54 e 67 anos – responsáveis pela empresa foram conduzidos ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), onde foram autuados em flagrante pelo crime previsto no artigo 56 da Lei 9.605/98. A PCMG arbitrou fiança no valor de 50 salários mínimos para cada suspeito, que pagaram a quantia e respondem ao processo em liberdade.
Além disso, as equipes policiais formalizaram autos de infração para aplicação de multa, além de embargo do estabelecimento.