As vendas de varejo no Natal ficaram abaixo do esperado para os lojistas em Belo Horizonte. Para 37,5% dos comerciantes, o período não superou as expectativas. Já para 27,5% dos lojistas as vendas cresceram e superaram as expectativas para a data. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), com 180 comerciantes, entre os dias 26 e 28 de dezembro.
Para 68,2% dos lojistas entrevistados, as vendas neste Natal não superaram as de 2019. De acordo com os comerciantes, a pandemia e o isolamento social impactaram fortemente na atividade econômica e no orçamento das famílias, o que explica o desempenho abaixo do esperado para a data.
Dificuldades
Para 88,1% dos lojistas, a pandemia foi o principal obstáculo enfrentado durante as vendas de Natal, seguido de queda na renda dos trabalhadores e redução do fluxo de pessoas circulando nas ruas (14,7% ambos). Em seguida aparecem: horário de funcionamento do comércio (7,4%), desemprego (5,6%) e inflação (5,6%).
Pontos positivos
Apesar das dificuldades, os comerciantes entrevistados apontaram fatores que foram importantes para as vendas na data. Destaque para o atendimento de qualidade (26,9%); auxílio emergencial (23,1%); promoções e ofertas (19,2%); compras on-line (8%); divulgação do produto (7,7%) e décimo terceiro salário (4%).
Pagamento
O pagamento parcelado no cartão de crédito, segundo os lojistas, foi a escolha de 48,1% dos consumidores. Quem optou por esta modalidade, escolheu em média parcelara as compras em cinco vezes. À vista no cartão de crédito foi o pagamento eleito por 20,6% dos clientes e cartão de débito a de 13,8%. Dinheiro em espécie foi a opção de 7,2% dos consumidores.
“Ao longo do ano, a população designou maior parte de sua renda disponível para compra de bens de primeira necessidade, evitando o consumo de bens de maior valor agregado e o endividamento a longo prazo, com receio do desemprego. O Natal é uma data com grande apelo emocional, mas as pessoas consomem presentes de menor valor. Em um balanço geral, concluímos que o auxílio emergencial, a Black Friday e as estratégias adotadas pelos lojistas, como promoções e vendas on-line, foram essenciais para que o varejo não amargasse ainda mais prejuízos”, finalizou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
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