O número de mortes causado pelo acidente envolvendo um ônibus subiu para 18 pessoas. A vítima, um homem de 59 anos, estava internado no Hospital Santa Margarida, na cidade da Região Central de Minas, morreu na manhã deste sábado (5).
O Hospital Santa Margarida informou que a vítima chegou na unidade e foi encaminhado para Centro de Terapia Intensiva (CTI). O homem era natural da cidade de São Paulo.
A Polícia Civil de Minas Gerais disse que instaurou inquérito para apurar o que provocou o acidente. Os corpos de todas as vítimas fatais foram encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte aguardando a liberação das famílias.
Resumo
- Local: Ponte Torta, BR-381, entre João Monlevade e Nova Era
- Horário: Primeiro chamado por volta das 13:30
- Envolvidos: 46 pessoas, dos quais:
- Óbitos: 18 (12 no local, 3 no hospital, 1 a caminho do hospital)
- Vítimas transferidas: 3 (1 pai e seus 2 filhos, transferidos via aeromedica pelos helicópteros do Corpo de Bombeiros para o HPS João XXIII, em Belo Horizonte)
- Vítimas que estão no hospital Margarida, em João Monlevade: 24 pessoas
- Vítimas que não necessitaram de atendimento médico: 3 (faziam parte de um grupo de 6 pessoas que pularam antes que o ônibus caísse)
Acidente
O ônibus da empresa Localima Turismo saiu de Santa Cruz do Deserto, povoado de Mata Grande, em Alagoas, saiu às 9h de quinta-feira (3) e tinha como destino a cidade de São Paulo. Mas quando passava pelo viaduto chamada “Ponte Torta”, próximo ao entroncamento da BR-381 com a BR-262, a oito quilômetros da sede urbana de João Monlevade e a 1,5 quilômetro do Bairro Jacuí, perdeu o controle do veículo após suposta falha mecânica no freio, chocando seu retrovisor com um caminhão que estava no local.
O motorista que fugiu após o acidente gritou que havia perdido os freios e o ônibus começou a voltar de ré, descontrolado, batendo na proteção lateral da ponte. Apenas 6 pessoas conseguiram pular do ônibus antes que ele caísse, incluindo o condutor.
O ônibus caiu às margens da Estrada de Ferro Vitória Minas e do rio Piracicaba, de uma altura aproximada de 23 metros segundo a medição feita pelos peritos. Ao içar o ônibus, foi encontrada uma vítima com vida que estava dentro do banheiro, que não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do hospital.
Vítimas
- Caio Lucas Santos
- Cícero Jeferson Andrade da Silva
- Cícero Oliveira Lima
- Clemilton Santos Nascimento
- Denise Maria do Nascimento
- Elias Vieira Batalha
- Joelson Queiroz dos Santos
- José Ricardo da Silva
- José Roberto Santos da Silva
- Lázaro Santos Barbosa
- Manoel José da Silva
- Marcondes Teixeira lima
- Maria Silma da Silva Batalha
Cinco mortos ainda não foram identificados até as 9h30.
Localima Turismo
A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) por meio de nota confirmou que o ônibus da empresa Localima Turismo não tinha autorização para o transporte de passageiros. A ANNT informou também que a empresa operava sob liminar judicial.
A Localima Turismo emitiu uma nota que expressa pesar e tristeza pelas vítimas e familiares. A empresa afirmou que está prestando “total assistência às vítimas e aos seus familiares”.
“NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE
A empresa LOCALIMA vem, através da presente Nota, expressar nosso pesar e nossa profunda tristeza pelas vítimas e seus familiares acerca do acidente ocorrido no dia 04/12/2020.
Informamos, ainda, que a LOCALIMA possui contrato de arrendamento junto à empresa J.S. TURISMO, a qual transporta seus passageiros dentro das regras dos órgãos fiscalizadores – ANTT e Polícia Rodoviária Federal.
Não nos furtaremos da nossa responsabilidade, e somaremos todas as nossas forças e empenho para prestar total assistência às vítimas e aos seus familiares.
Nada, absolutamente nada, trará de volta a vida das vítimas. Foi uma fatalidade que gostaríamos de ter evitado.
Todos os fatos estão sendo apurados, e a nossa empresa possui interesse direto na devida elucidação, sendo certo que as reparações serão realizadas, caso a caso, para que a dor das vítimas e dos seus familiares sejam amenizadas.
Lamentamos o ocorrido, e nos sentimos profundamente abalados por este grave acidente. Não obstante, nossa equipe esclarece que se coloca à inteira disposição, dando suporte humano, digno, com compaixão e empatia, para amenizar a dor daqueles que sofrem, sejam vítimas ou seus familiares.
Com profundo pesar, LOCALIMA”.