ELEIÇÕES 2020Veja os 15 nomes dos candidatos a Prefeito em Belo Horizonte saiba mais
Gerais

Quais tendências econômicas para 2021?

Por Dentro de Minas - Google News (pordentrodeminas - googlenews)

A economia em 2021 chega com grandes novidades e algumas outras tendências que já estão em prática e ganhando cada vez mais força no mercado. O ano de 2020 impulsionou grande mudanças no mercado econômico e isso teve influência direta nas tendências econômicas para 2021.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações sobre essas tendências e como elas influenciam a economia de modo geral. Você vai perceber que até mesmo a mudança de um comportamento gera impacto no mercado econômico.

Por que é importante ficar de olho nas tendências?

Seja você um empresário ou empregado, é preciso estar atento no modo como o mercado econômico se transforma ao longo do tempo. Isso porque é preciso estar preparado caso alguma mudança seja grande demais para o seu negócio ou em sua carreira.

Para o empregado, é preciso ficar atento em como o modelo econômico molda a necessidade do seu cargo, para que assim ele possa analisar seu plano de carreira, habilidades que precisa adquirir e investimentos em qualificação.

Para empresas, é necessário avaliar constantemente como o seu modelo de negócios se adapta a essas tendências econômicas que podem ser promissoras no mercado. Além disso, é necessário estar atento ao fornecimento de novos serviços e condições, de acordo com as novidades apresentadas, pois isso faz diferença no futuro da empresa.

Cada vez mais as mudanças ficam rápidas, quase instantâneas e quem não se adapta aos novos moldes pode ficar fora do mercado. Você já parou para pensar o que influencia essas mudanças que geram as novas tendências econômicas? 

O que influencia as novas tendências econômicas para 2021

Existem dois fatores maiores que influenciam as novas tendências para 2021. O primeiro deles está ligado a uma circunstância de 2020, enquanto o outro é proveniente de uma realidade que cresce a cada dia mais. Vamos ver do que se trata?

A pandemia de COVID-19 

A chegada do Coronavírus e a necessidade de isolamento social fez com que muitas pessoas e empresas se adaptassem para conseguir seguir um ritmo de vida perto do normal. 

Com isso, diversas soluções criativas e necessárias moldaram o mercado, trazendo também a percepção de que podem ser boas soluções mesmo fora da pandemia.

Não se sabe ao certo qual será o impacto da pandemia de 2020 para os próximos anos, mas com soluções diferentes que podem virar tendência, é possível amenizar estes efeitos e ajudar o mercado a conseguir uma boa recuperação em um cenário pós-covid.

Digitalização

Hoje em dia quem não usa nada no digital não está praticamente nem vivendo nesse mundo. Desde crianças até os idosos, cada um utiliza uma ferramenta digital, mesmo que de forma indireta, por intermediários como seus pais e filhos.

O mesmo acontece para empresas. Cada vez mais a digitalização de uma empresa se faz necessária para que ela tenha condições de competir no mercado. Essa digitalização traz muitos benefícios de eficiência e economia.

Vamos ver quais as tendências econômicas para 2021 influenciadas por estes dois fatores?

Tendências econômicas para 2021

Veja a seguir as possíveis tendências que ficarão mais fortes em 2021. 

PIX

O PIX é o novo meio de pagamento do banco central que veio para revolucionar o método de pagamentos. Com o novo sistema, será possível transferir dinheiro em tempo real a qualquer hora do dia, a qualquer dia da semana.

Para fazer essa transferência será preciso somente uma chave que identifica a conta do usuário. Essa chave pode ser composta de um cpf, cnpj, telefone, e-mail ou pode ser uma chave aleatória criada pelo banco central.

O sistema entra no ar no fim de 2020 e promete tornar mais dinâmica a transferência de dinheiro entre contas de bancos diferentes.

Carteira Digital

Cada vez mais as pessoas estão utilizando o celular para fazer pagamentos. Existem bons aplicativos como o PicPay ou carteiras como a Apple Wallet ou Samsung Pay que são utilizadas para armazenar cartões e fazer pagamento apenas com o contato entre a máquina de cartão.

Algumas carteiras virtuais, como o PicPay, ainda permitem que o usuário adicione dinheiro para fazer seus pagamentos. Com isso, muitas pessoas estão preferindo armazenar seus dados no celular protegido por senha do que carregar uma carteira com dinheiro, cartões e documentos.

Delivery

A pandemia revelou a importância dos profissionais de delivery, principalmente de comida e produtos de supermercado. As pessoas que levaram o isolamento a sério tiveram suas necessidades mantidas por meio de aplicativos.

Muitas empresas também viram o poder do delivery, já que em um restaurante, por exemplo, não seria preciso de espaço físico para receber pessoas, diminuindo drasticamente os custos da operação.

Por isso, o delivery deve ser uma tendência de consumo para 2021 que vai ajudar na economia em um cenário pós pandemia.

Trabalho remoto

Outra tendência que surgiu no período de pandemia foi o trabalho remoto. Com a necessidade de evitar aglomerações, empresas apostaram nesse modelo colaborativo para continuar suas operações e viram muitos benefícios nele.

Com o trabalho remoto, será possível aumentar a quantidade de empregos e contratar pessoas das mais variadas regiões. Essa tendência ajuda o cenário econômico, oferecendo mais empregos em regiões com maior necessidade.

Por isso, podemos considerar que o trabalho remoto foi uma grande descoberta para muitas empresas que tiveram que se adaptar ao isolamento social e acabou contribuindo para uma democratização da distribuição de empregos.

Para as empresas que querem investir no trabalho remoto, é recomendado comprar domínio (você pode utilizar a hostinger para isso), contratar uma hospedagem de sites e criar um workplace para gerir o negócio remotamente.

Investimentos e Bolsa de valores

Os canais com informações de investimentos e o surgimento das novas corretoras online facilitou muito para que mais pessoas tivessem acesso a bons investimentos. Atualmente muitas pessoas até se arriscam na Bolsa de Valores e investem em ações mesmo sem ter tanto conhecimento sobre o assunto.

Este acesso facilitado permitiu que mais pessoas investissem com pouco dinheiro, já que existem produtos da renda fixa e ações (sem taxa de corretagem) para que mais pessoas possam investir.

O problema aqui ainda é a desinformação e o imediatismo. Esses fatores podem causar grandes perdas de dinheiro e fazer com que os especuladores não durem muito tempo na bolsa. Ainda assim, existe bastante espaço para quem deseja construir um patrimônio ou realizar um objetivo financeiro.

Digitalização das empresas

O processo de digitalização das empresas é a utilização da tecnologia para melhorar a performance, a gestão e os resultados. O cenário econômico está se transformando por conta da digitalização e esse deve ser um movimento cada vez mais forte.

Todas as tecnologias que podem ajudar a acelerar o processo são bem vindas, como os aplicativos de economia colaborativa, business intelligence, machine learning e o que mais servir para o seu negócio.

Também é possível começar pequeno, ao comprar domínio, criar um site e ter um espaço para receber seu público no digital, criando uma boa experiência do usuário.

Comprar um domínio e investir em um site não é um investimento caro e pode fazer uma grande diferença no seu negócio. Por isso, essa é uma boa forma de começar a digitalização e estar apto a competir com o mercado que cada vez mais se digitaliza.

Conclusão 

As tendências econômicas são variadas e muita coisa nova pode surgir em 2021. A pandemia de 2020 revelou a fragilidade do mercado, fazendo com que muitas pessoas perdessem seus empregos e a economia sofresse um grande baque.

Ainda assim, o que se percebe é que a criatividade no desenvolvimento de novas soluções pode salvar o mercado e ajudar na recuperação da economia.

O que mais você considera uma tendência econômica para 2021? Deixe a sua resposta nos comentários e não se esqueça de compartilhar este post em suas redes.

7891 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Gerais

Polícia prende suspeita de tráfico e apreende 1,5 quilo de cocaína em Montes Claros

Trabalho investigativo durou cerca de vinte dias
Gerais

VLI abre 12 vagas na Grande BH para vários cargos

A empresa incentiva a candidatura de pessoas com deficiência e do gênero feminino
Gerais

Polícia conclui investigações sobre homicídio em Uberaba

Suspeitos do crime são o filho da vítima

Deixe uma resposta