A pandemia levou à uma mudança nos hábitos da sociedade. Se por um lado as pessoas já buscavam atendimento de empresas como o BORAnaOBRA, que oferecem serviços como consultorias de decoração e Estudo de Viabilidade para obras de pequeno e médio porte, agora o período em que as pessoas passam mais tempo no lar, elevou o número de pessoas que procuram orientações para fazer reformas que não envolvem muita quebradeira.
O isolamento social requereu, durante muitos meses, a necessidade de ficar em casa. E depois de tanto tempo, muitas pessoas acabaram se adaptando a essa nova forma de viver, que dispensa muitos deslocamentos. No entanto, onde era comum que a família usasse a casa apenas para relaxamento e lazer, é necessária a adaptação dos espaços para que o trabalho de home office ou atividades escolares possam ser feitas com conforto e tranquilidade.
A surpresa é que nem sempre é preciso fazer uma grande reforma para que essas adequações sejam feitas. Assim, para ajudar nestes projetos, a empresa de arquitetura e engenharia BORAnaOBRA oferece atendimentos online para clientes de todo o Brasil.
Antes mesmo da pandemia, em dezembro de 2019, a empresa já oferecia este tipo de consultoria. Agora, com a pandemia, a adesão ao serviço triplicou! Como explica a arquiteta e empresária, Rafa Brasileiro: “O setor de obra, formado pelo quadro fixo administrativo, teve o crescimento de 100% enquanto a área de projetos expandiu 225%”, comemora.
Como este trabalho surgiu antes mesmo da pandemia, esta forma inovadora de atendimento ganhou a simpatia e o respeito dos seguidores: “Esse formato de atendimento online surgiu ouvindo o que o nosso público nos pedia: projetos viáveis sem envolver muita quebradeira. Uns acabam evoluindo para uma reforma com a solicitação dos próprios clientes. Mas, do jeito como formatamos, é perfeitamente possível atender pessoas que precisam melhorar a casa ou até o espaço comercial de forma 100% online. Temos clientes até fora do Brasil.”
Com mais de 170 mil seguidores no Instagram, o BORAnaOBRA se tornou uma referência para arquitetos, engenheiros ou cidadãos comuns que desejam realizar seus projetos com uma boa consultoria: “Temos uma presença forte nas redes sociais desde 2016… e os clientes percebem isso. Mesmo que a gente esteja ali na maior parte do tempo falando para outros profissionais, eles ficam de olho e entram em contato pelo direct. Vem cliente de toda parte nos procurar”, comenta Rafa.
Para manter o crescimento neste período difícil para a sociedade, Rafa Brasileiro deixa algumas dicas: “Aqui a gente trabalha muito em nós e na nossa equipe a mentalidade de sempre ser ágil! De pivotar rápido e estar sempre progredindo, se adaptando às circunstâncias, de nunca olhar o que está feito e achar pronto e que não há mais o que fazer. Também não se pode ficar parado. É preciso antecipar as demandas de mercado, antes que elas tornem seu modelo de negócios obsoleto.”, orienta. Mas tudo isso é claro, sempre pensando nas particularidades e nos desejos de cada cliente: “Nossa equipe fornece toda a orientação para a pessoa. Muitas vezes ela não tem dinheiro para fazer um grande projeto, mas um pequeno ajuste, uma orientação que a gente dá, já faz muita diferença na rotina daquele ambiente e na qualidade de vida de quem tá vivendo nesse espaço. São pequenas vitórias que vão gerando melhorias de grande impacto na vida das pessoas”.
Além disso, o BORAnaOBRA possui parceiros treinados, supervisionados pela equipe gerencial, já preparados para dar todo o suporte ao cliente: “O valor forte de nossa empresa é que estamos sempre preocupados com o bolso do cliente. Para nós, não adianta ter um projeto que a pessoa vai emoldurar e não ter dinheiro para executar. Aqui tudo é feito até a pessoa falar que gostou e que consegue fazer aquela arquitetura projetada se tornar obra construída”.
Crescimento significativo no setor
De acordo com uma pesquisa do Grupo Consumoteca, 55% das pessoas da classe A e 39% da C fizeram alguma mudança na decoração neste período. Este crescimento também pode ser observado em lojas ligadas a categorias de produtos para casa. No Mercado Livre, por exemplo, foi registrado no período de 24 de fevereiro a 3 de maio, o aumento em 84% em pedidos na categoria Casa, Móveis e Jardim, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Enquanto isso, o IVCA, indicador de varejo da Cielo, mostra que o faturamento de materiais de construção foi o segundo que mais cresceu no período entre 1 de março a 25 de julho, com aumento de 5,5%. Perdeu apenas para o setor de super e hipermercados, que cresceu 16,1. Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), a venda de materiais cresceu pelo menos 40% na pandemia.
Para mais dicas sobre como usar as mudanças no mercado para ser parte dos que conseguiram crescer ou realizar novos projetos no meio da pandemia acesse o Instagram @boranaobra e coloque em prática as orientações que são postadas diariamente na rede social.