ÚLTIMASSaiba quem são os 16 pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte saiba mais
Gerais

Problemas de saúde bucal mais comuns e como prevenir

Os problemas de saúde bucal afetam pessoas de todas as idades, no Brasil e no mundo. Algumas doenças são mais comuns do que outros, no entanto, todas precisam de atenção porque prejudicam além da saúde da sua boca a sua qualidade de vida.

Muitos desses problemas de saúde bucal podem ser evitados através da prevenção. Entretanto, muitas vezes a higienização bucal correta é deixada de lado pela maioria. Pensando nisso, preparamos este conteúdo.

Neste post falaremos sobre os problemas de saúde bucal mais comuns e como preveni-los. A ausência de um plano odontológico é bem comum no Brasil e isso influencia diretamente a prevenção e os cuidados. Por isso, listaremos os problemas de saúde bucal mais comuns e o que você precisa fazer para evitar que esses problemas aconteçam no seu círculo familiar.

Os 6 problemas bucais mais comuns e como preveni-los

Os problemas de saúde bucais prejudicam tanto os dentes, quanto gengivas e problemas bucais. Esses problemas exigem atenção, pois caso seu quadro evolua eles podem desencadear doenças ainda piores. Confira a seguir, quais são os problemas bucais mais comuns nos consultórios, e sua prevenção. Então, vamos começar!

Cárie

Um dos problemas bucais mais comuns é a cárie. Ela é uma lesão formada no esmalte dentário causada pela liberação dos ácidos de microorganismos e bactérias que se alimentam dos resíduos de alimentos acumulados nos dentes.

Como é muita discreta, ela não causa sintomas, porém a longo prazo a degradação do dente é crescente. Ela pode comprometer toda a estrutura do dente, levando até a sua perda.

As formas de combater a cárie são bem práticas e simples. Isso acontece, porque assim como outros problemas bucais ela é evitada com uma boa higienização. Por isso, é essencial realizar a correta escovação dos dentes depois de cada refeição, com creme dental com flúor e usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Reduzir o consumo de açúcar e carboidratos também ajuda nessa prevenção.

Tártaro

O tártaro, muitas é conhecido como cálculo dental, ou seja, é a placa bacteriana que enrijece sobre os dentes. Dessa forma, o tártaro também pode ser formado sobre a gengiva causado irritação nessa região. O tártaro proporciona a placa bacteriana uma área maior para o seu crescimento, causando problemas mais graves como cáries e gengivites.

De modo geral, o tártaro não prejudica apenas dentes e gengiva, ele também é um problema estético. Por ser poroso pode causar manchas mais facilmente. Sendo assim para pessoas que bebem café ou chá precisam evitar a formação do tártaro. Para preveni-lo tenha sempre uma boa higienização bucal.

Placa bacteriana

A placa bacteriana é mais um problema bucal comum. Entretanto, ela é a fonte para a maioria dos problemas que afetam a boca. Ela é um biofilme que se forma no esmalte do dente em função do acúmulo de resíduos de comida. Dessa forma, esses resíduos servem como alimento para bactérias e são essas bactérias que desencadeiam inúmeros problemas bucais.

Combater a placa bacteriana é bem fácil. Você deve manter uma boa rotina de higiene, realizando a escovação após cada refeição. Assim como acontece com a cárie evitar alimentos que provocam a sua formação também é uma forma eficiente nessa prevenção.

Halitose

Conhecido popularmente como mau hálito, a halitose tem como marca um odor ruim exalado pela boca. O problema pode estar relacionado com vários problemas de saúde. O paciente só pode ser diagnosticado com esse problema quando mesmo sem se alimentar de nenhum alimento com odor forte e estando com a boca limpa, ele continua com o mau hálito.

A prevenção é feita com uma boa higienização bucal bem como, pelo tratamento de outras doenças bucais.

Gengivite

A gengivite é uma inflamação na área da gengiva, provocada por bactérias que se instalam em suas laterais em função da higienização bucal inadequada. Essas bactérias liberam ácidos ao ingerirem os resíduos de alimentos, assim, nosso corpo reage como essa resposta inflamatória.

Para prevenir a gengivite é preciso escovar os dentes regularmente e usar o fio dental inclusive até a borda da gengiva. Como esse problema na saúde bucal pode ser provocada pelo diabetes, manter a glicose sobre controle é importante.

Periodontite

Por fim, outro problema de saúde bucal frequente é a periodontite. A doença é manifestada quando a gengivite não é tratada adequadamente. Dessa forma, o problema se agrava é afeta todos os tecidos que mantém a dentição fazendo com que aconteça um desgaste dos mesmos.

Com o passar do tempo e o tratamento inadequado os dentes podem ficar moles e até se soltar da boca.

O tratamento da periodontite consiste em identificar precocemente a gengivite e realizar o tratamento até que a gengiva esteja totalmente curada e saudável. Como nos outros problemas bucais a boa higiene bucal e dos dentes evita a proliferação dos micro-organismos e bactérias.

Como você viu neste post os problemas de saúde bucal mais comuns podem ser facilmente prevenidos. Além da higienização frequente visite regularmente um dentista.

Se você gostou de saber sobre os problemas de saúde bucal mais comuns, deixe o seu comentário e nos conte como ele te ajudou.

7825 Publicações

Sobre
A Por Dentro de Minas é um portal que traz as principais notícias do Estado de Minas Gerais.
Artigos
Relacionados
Gerais

Polícia Civil prende suspeitos por tráfico de drogas em BH

Suspeitos por envolvimento com o tráfico foram presos
Gerais

Ficco apreende mais de 23 quilos de cocaína em Uberaba

Droga estava escondida na lataria de um veículo
Gerais

Três pessoas morrem em acidente na BR-267 entre Juiz de Fora e Bicas

Outras três pessoas ficaram feridas no acidente

Deixe uma resposta